A necessidade de adotar uma alimentação saudável implica a introdução de novos hábitos na nossa vida quotidiana, que passam necessariamente por alterações nas escolhas que fazemos nas prateleiras dos supermercados e uma atenção redobrada aos nutricionais – presentes nos rótulos – que devem ser sempre considerados.

Tendo como pano de fundo a preocupação do Continente em reduzir a quantidade de sal, açúcares e gorduras nos produtos da sua gama, falámos com a conceituada chef Anna Lins sobre um tema atual e de como é possível mudar o que comemos sem ter de abdicar do sabor na nossa alimentação.

  • Em Portugal, é comum dizer-se que ‘abusamos’ do sal. Corrobora esta afirmação

R: Sim, tem se feito nos últimos anos um grande esforço a nível da indústria e da comunicação no sentido de os portugueses perceberem que têm de reduzir o sal, mas ainda temos um caminho a percorrer. 

  • Reduzir o sal significa necessariamente que a comida fica menos saborosa? 

R: Não, de todo, o paladar habitua-se muito rapidamente à redução do sal, de início é difícil, mas totalmente superável. 

  • Pode indicar-nos uma forma simples de ‘substituir’/reduzir o papel do sal na cozinha? 

R: A redução deve, a meu ver, ser acompanhada com o incremento de ervas e especiarias. 

  • Na questão do açúcar, há outras formas de adoçar os nossos doces e sobremesas, menos calóricas e prejudiciais para a saúde. Pode dar-nos alguns exemplos? 

R: Podemos utilizar fruta, especialmente fruta seca como passas, ameixas, alperces, tâmaras. Mas acima de tudo reduzir o consumo dos doces para momentos especiais, como fim de semana, festas, etc. 

  • E partilhar uma receita simples de um doce… que se pode tornar ‘menos doce’ em termos da quantidade de açúcar usada? 

R: Desenvolvi para diabéticos umas farófias em que uso stevia nas claras em castelo e o creme do ovo tradicional é feito com o leite onde cozemos as farófias, puré de maçã e um pouco de açafrão das Índias para dar o tom amarelo dos ovos, mas sem acrescentar sacarose. 

  • No caso das gorduras, quais a privilegiar quando estamos a cozinhar?  

R: Sem dúvida, as gorduras insaturadas, especialmente o azeite. Apesar disso a quantidade também tem de ser controlada, sem exageros. 

  • Em termos de oferta no mercado, o que tem vindo a mudar nos últimos tempos e como se insere nesta preocupação do Continente de reduzir a quantidade desses ‘elementos’ nos seus produtos? 

R: Neste momento todos os stakeholders já estão a trabalhar para um objetivo comum, tanto o Estado com as legislações específicas sobre alimentação, como grandes retalhistas como a Sonae MC e o Continente que já vêm a desenvolver há anos estratégias para acompanhar a mudança e serem eles a força de proposta. Eu, como profissional da área da alimentação, tento facilitar a ponte entre o propósito do produto e como o consumidor o pode aplicar no seu dia a dia. 

Com a preocupação de facilitar o acesso a produtos nutricionalmente mais saudáveis, nomeadamente fruto dos investimentos realizados no desenvolvimento da Marca Própria e que permitiram fortes avanços no âmbito da Alimentação Saudável – durante o ano de 2019 foi melhorada a composição nutricional de mais de 60 artigos da marca Continente, e foram reduzidas 45 toneladas de sal, em produtos como batatas fritas, polpas de tomate e sopas; 200 toneladas de açúcares em iogurtes líquidos e bolachas e 25 toneladas de gorduras em iogurtes gregos. Este é um trabalho de melhoria contínua em que o Continente continuará a apostar em conjunto com os seus parceiros, sejam Fornecedores, Centros de Investigação, Universidades e até os próprios Clientes, muitas vezes convidados a testar produtos antes do seu lançamento.

Palavras-chave

Já nas bancas!

Assine a ACTIVA e receba o perfume da Carven. Dans Ma Bulle Assine já

Mais no portal

Diretoras da Executiva.pt inspiram com histórias de mulheres no poder em Portugal

O que une as maiores empreendedoras nacionais? O que distingue uma mulher no poder de um homem? É fácil para uma mulher de um alto cargo conciliar carreira e profissão? Maria Serina e Isabel Canha respondem a estas e a outras questões!

A coleção de Beyoncé para a Adidas esgotou em 24 horas

Conheça as novidades que levaram celebridades e fãs à loucura.

Calças efeito balão para usar em qualquer parte do mundo

Um dos must-have desta temporada.

Fã de um estilo pouco convencional e criativo? Então olhe bem para estes ténis

Diz quem sabe: A verdade sobre as dietas detox

Estes programas visam uma suposta desintoxicação no entanto é dúbio qual ou quais são os “tóxicos” visados na mesma.

Kim Kardashian mostra o interior de mais 5 dos seus frigoríficos

A socialite voltou a fazer uma visita guiada a divisões da sua mansão em Los Angeles.

Instagram passa a sinalizar as imagens com Photoshop

Saiba o que vai mudar na rede social.

Oprah Winfrey ensina a fazer o chá perfeito

A apresentadora aprendeu a preparar a bebida com uma família indiana.

Isabel II decidiu não fazer desta vez a vontade a Harry

O anúncio foi feito este sábado pelo Palácio de Buckingham.

As referências que marcam o estilo de Jean Paul Gaultier

O estilista, que completa 50 anos de carreira, anunciou que vai deixar as passareles.

Kylie Jenner anunciou que vai lançar uma linha de maquilhagem dedicada a Stormi

E a internet não está a saber lidar.

Inspire-se no estilo de Valentina Ferragni com estas peças de roupa

A irmã de Chiara Ferragni é também um exemplo a seguir no mundo da moda.

Assine 1 ano (12 edições) por 42€ e receba um perfume Carven

Assine Já!