Se tem irmãos mais velhos, esta notícia é para si. Um novo estudo da University of Edinburgh sugere que aqueles que nascem primeiro são, por norma, os mais inteligentes. E tudo graças ao “efeito da ordem de nascimento“, um fenómeno que procura entender porque é que muitos dos que nascem primeiro conseguem maiores níveis de educação e melhores salários, em comparação com os irmãos mais novos.

Ora, os investigadores acompanharam 5 mil crianças desde o momento em que ainda se encontravam na barriga da mãe até completarem 14 anos de idade. A cada dois anos, eram-lhes feitos testes de leitura, correspondência de letras e vocabulário. Por sua vez, estes mostraram que aqueles que tinham nascido primeiro tinham QI mais elevados do que os irmãos, algo notório logo no primeiro ano de vida.

E o que poderá causar isto? De acordo com o estudo, os pais são os grandes culpados. Isto porque, enquanto no que toca a apoio emocional, este é dividido equitativamente entre as crianças, no que toca ao incentivo para as tarefas mais intelectuais, os pais fazem-no mais intensivamente com o primeiro filho. Ler histórias, fazer trabalhos manuais, tocar instrumentos musicais: eis algumas das atividades que os pais costumam passar mais tempo a fazer com os primeiros a nascer, em comparação com os restantes. A piorar este “cenário”, as mães tinham maiores probabilidades de correr riscos com a saúde, após o primeiro filho, como fumar durante a gravidez.

Ou seja, no fundo, é verdade que, por norma, os irmãos mais velhos são mais inteligentes, mas pode sempre colocar as culpas nas diferenças com que foram educados.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?