Com o objetivo de influenciar positivamente as crianças portuguesas e de lhes mostrar o potencial infinito das mulheres, a Barbie lançou o Programa Escolar Tu Podes Ser O Que Quiseres. Inspirando-se na “Dream Gap” – fenómeno que leva as meninas a acreditarem ser capazes de atingir menos que os rapazes, logo entre os 5 e os 7 anos de idade -, esta iniciativa procura combater a fase desafiante de autorreconhecimento. Como? Ora, são disponibilizados materiais didáticos para serem aplicados em sala de aula, e três escolas portuguesas terão a oportunidade de receber, em 2020, a embaixadora Mariana Monteiro para um momento inspirador.

Mariana Monteiro

De modo a entendermos melhor os objetivos deste projeto, conversámos com a responsável da Mattel Portugal, Sara Marçal. “Em 1965, quatro anos antes de o homem ir à lua, já existia uma barbie astronauta. E desde aí, nunca nenhuma mulher foi à lua. Mas desde 65 que as meninas podem sonhar que podem ser astronautas”, afirma, garantindo que a marca sempre procurou representar a capacidade de as mulheres poderem escolher.

Sara Marçal

No ano passado, identificámos, num estudo mundial, que as meninas e os rapazes, até aos 5, 6 anos, igualmente sonham que podem ser o que quiserem. Mas a partir dos 6 anos, as meninas começam a duvidar delas próprias. Elas continuam a sonhar mas começam a achar que há profissões que não são de meninas, que não são para elas”, continua.

“[O projeto] vem cobrir uma lacuna que também identificámos: na escola, os livros não têm referências femininas poderosas. Em Espanha, por exemplo, contabilizaram e só 7% das referências históricas que estão nos livros são mulheres”, revela, acrescentando que, no material didático elaborado no âmbito do projeto, incentiva-se a introdução destas temáticas no ensino.

Sara acredita que ensinar às crianças, desde cedo, que podem ser, verdadeiramente, o que quiserem, pode ser o segredo para esbater a desigualdade de géneros. “Há muito trabalho para fazer. Muito ainda. Mas acho que é possível, claro que sim”, remata.

As incrições para o concurso educacional decorrem entre 16 de dezembro de 2019 e 21 de fevereiro de 2020. Para participar, as escolas terão de submeter no site um poster motivacional com quatro personalidades femininas da sociedade moderna, onde pelo menos uma seja portuguesa, que se tenham destacado em quatro áreas-chave: cultura, ciência, desporto e política. Os projetos vencedores, selecionados pela Mattel, serão anunciados dia 28 de fevereiro de 2020.

Palavras-chave

Relacionados

Moda

Fã da Barbie? Esta notícia é mesmo para si

A boneca mais famosa do mundo é a rainha de uma coleção cápsula.

Vídeos

Mulheres inspiradoras homenageadas na 3ª edição dos Barbie Awards

Através deste evento, a Barbie continua a transmitir a importância de mostrar às meninas exemplos reais de mulheres que vingaram nas mais diversas áreas.

Moda

Tenha a Barbie a seus pés com esta nova coleção cápsula

Vai levar os fãs de ténis e da famosa boneca à loucura.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel