Se é daquelas pessoas que todos os anos estabelece como objetivo de ano novo começar a poupar, mas nunca passa do desejo à prática, então estas dicas são para si. Com alguma dedicação, 2020 vai ser o ano da poupança.  

Glass jar with euro bills close-up. View from above. On the old black wooden table. The concept of family and personal savings.

Poupar não é fácil, mas também não é tão difícil como muitas vezes pensamos. Poupar requer disciplina, rigor, mas acima de tudo vontade. Para sermos bem-sucedidos, é necessário ter uma noção clara das despesas mensais e definir um plano com objetivos realistas.

Enquanto especialista em finanças pessoais, vou partilhar algumas dicas que vos vão ajudar nesta gratificante tarefa. De todas elas, devem escolher aquelas, duas ou três, que vos pareçam mais exequíveis tendo em conta a vossa realidade, e depois é só cumpri-las. Esta fase inicial é muito importante, uma vez que se o plano não for realista vai sabotar o objetivo de poupar.

Para ser eficaz, a poupança deve ser Pouca (ex: 5% a 10% do rendimento liquido), Possível (ajustada a todos os meses do ano) e Progressiva (ir aumentado a poupança ano após ano, ou pelo menos nunca baixar do patamar onde se encontra).

Acabe com o descoberto autorizado no seu ordenado, desta forma evita gastar o que realmente não tem e entrar num circulo vicioso difícil de fugir. No dia a dia, opte por pagar com dinheiro. Está provado que se gasta mais quando se recorre ao cartão de débito. Retire o dinheiro de circulação. Diariamente, ao chegar a casa, coloque as moedas no mealheiro e vai surpreender-se com o que pode poupar. Se preferir, defina moedas de um valor, por exemplo 2€, e coloque apenas essas.

Se é daquelas pessoas que não resiste aos impulsos, deve definir limites de consumo por categoria de acordo com o orçamento, que sejam conhecidos e cumpridos por todo o agregado familiar. Outra estratégia eficaz é criar o efeito de escassez, porque se não tenho não gasto. Ou seja, retire mensalmente uma parte do seu ordenado (poupança programada) idealmente logo no início do mês e ajuste o seu orçamento ao que fica disponível.

Paralelamente a estes pequenos grandes passos, aconselhamos ainda a não ter medo ou vergonha de pedir ajuda. Fale com os especialistas na área e peça uma revisão de todos os seus créditos e/ou taxas de juros associadas aos cartões. Este trabalho não tem custos associados e vai permitir-lhe enfrentar os compromissos mensais com uma maior margem de manobra. Solicite também uma nova avaliação do seu imóvel. Em certos casos, pode estar a pagar mais IMI do que é suposto. Por último, não gaste a totalidade dos subsídios com as férias ou em presentes de natal. Reserve uma parte como se a mesma não existisse.

Se após estes passos conseguir diminuir algum encargo, aproveite essa margem para investir num Plano Poupança Reforma (PPR).

Como vê, pequenos gestos podem fazer grandes diferenças. Faça de 2020 o ano da poupança e daqui a um ano terá certamente uma conta mais recheada.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Diz quem sabe: alimentos ideais para um cabaz de Natal saudável

Aqui ficam cinco boas opções.

Lifestyle

Diz quem sabe: Comprar carro no final do ano: sim ou não?

Na prática, qual a melhor solução? Comprar no final do ano ou aguardar pelo início do próximo?

Mais no portal

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Chegou uma nova padaria virtual com pão artesanal

O pão é feito com farinhas de moleiro através de massa-mãe e fermentação longa.

Moda

Silhuetas 'oversize e gráficos' estampados em destaque na nova coleção Billie EilishXBerska

A coleção que os fãs da cantora não vão querer perder.

Celebridades

Gigi Hadid anuncia nascimento da filha com fotografia ternurenta

A modelo revelou ainda quando deu à luz.

Beleza e Saúde

11 sinais de que está com deficiência de vitamina B12

Fadiga? Irritabilidade? Conheça estes e outros sintomas que o seu organismo pode apresentar.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".