Reduzir o impacto negativo e a presença de plástico no meio ambiente é uma realidade mundial que une empresas e cidadãos.  A Lidl e a IKEA entraram neste novo ano sem materiais derivantes do plástico.

A empresa Lidl foi a primeira do setor alimentar a determinar o fim dos sacos de plástico nas suas cadeias de supermercados, privilegiando artigos alimentares e não alimentares feitos através de “material reciclado ou fibra virgem com certificação FSC”.  Estas embalagens de gestão sustentável promovem benefícios sociais e ambientais para proteção das florestas. Esta medida permitirá retirar anualmente do mercado cerca de 25 milhões de sacos de plástico, em Portugal.

Em alternativa a reutilização de sacos para o transporte de compras são a grande aposta com a venda de sacos de ráfia reciclado (custo de 60 cêntimos), sacos laváveis (69 cêntimos) e sacos de papel ( 10 e 14 cêntimos).

O trabalho que temos vindo a desenvolver- com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar – e a sensibilização da sociedade em relação ao plástico é primordial, mas é apenas um dos nossos focos e não o único: a utilização de papel sustentável, garante de uma boa gestão florestal, assegura um equilíbrio igualmente importante e vital para o meio ambiente.”, refere Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal.

Também a IKEA entra no ano novo promovendo a eliminação de artigos como talheres ou pratos em plástico dos seus restaurantes, cafés e bistros. “Queremos ter um impacto positivo não só nas pessoas, mas também no nosso planeta. E por isso, temos uma preocupação permanente com o ambiente”, referiu Ana Barbosa, responsável pela área de Sustentabilidade da IKEA Portugal.

A IKEA pensa assim investir em soluções 100% renováveis e amigas do ambiente. Espera retirar, até 2030, todo o plástico utilizado em artigos de decoração substituindo por materiais renováveis e não derivados de matérias fósseis. Esta estratégia sustentável surge para criar “pessoas positivas, planeta positivo” para um mundo mais sustentável e longe de desperdícios.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.