De acordo com um estudo do TheFork e a agência NellyRodi, os consumidores portugueses tendem a valorizar numa experiência gastronómica os benefícios terapêuticos dos alimentos e a preocupação com o meio ambiente e uma cozinha mais sustentável.
O estudo frisou preocupações como a importância da experiência gastronómica no bem-estar e humor de quem a degusta, mas não esqueceu o papel das redes sociais na ampliação de sentidos extrassensoriais numa gastronomia mais sustentável e verde.
Os portugueses tendem a valorizar “o que os alimentos podem proporcionar para além dos benefícios funcionais, numa sinergia entre o estado de espírito e a oferta”, comunicou o TheFork. A experiência gastronómica passa agora a complementar a própria medicina tradicional através dos super-alimentos que compõe parte dos planos nutricionais.
As redes sociais ganham um papel importante nestas experiências por permitirem criar estímulos sensoriais e uma envolvência com o processo criativo do prato. “Alem disso, cada vez mais amantes da gastronomia, precisam sentir-se parte de uma comunidade com a qual se sentem identificados, para compartilhar os mesmos gostos”, referiu o TheFork.
Na escolha de um restaurante o consumidor passa a valorizar, no imediato, as experiências diretas com as marcas e os produtos de origem sustentável.