Quando duas pessoas vão viver juntas existem decisões que têm que ser tomadas. Se vão casar ou não, se vão ou quando é que vão ter filhos, se querem um cão, um gato, como vai ser a decoração da casa, entre muitas outras. Em relação ao dinheiro, também existem decisões a tomar e, acima de tudo, a respeitar.

Vamos ter conta conjunta ou separada? Vamos optar pelo modelo misto? Queremos adquirir bens comuns? Vamos fazer uma poupança conjunta? O dinheiro é um dos temas mais sensíveis entre casal, pelo que seja qual for a decisão, o mais importante é respeitá-la e cumpri-la.

Na gestão financeira entre o casal não há espaço para romantismo, mas existem outras características que não podem faltar, como a transparência, o respeito, o diálogo e a organização.

No caso das contas conjuntas, é importante perceber que não existe o meu e o teu, apenas o nosso. Ter uma conta conjunta permite uma melhor gestão da vida financeira, uma vez que não existem segredos. Esta gestão baseia-se na confiança, na transparência e na responsabilidade partilhada. Além disso, permite poupar em comissões e outras burocracias. Mas, atenção, existem diferentes modalidades, pelo que o melhor é tomar uma decisão consciente, recorrendo a especialistas em finanças pessoais que poderão apresentar todos os prós e contras de todas as opções.

Uma outra opção muito recorrente é a mistura de tipo de contas. Ou seja, cada membro do casal mantém a sua independência financeira, ou seja, uma conta individual, mas têm uma conta conjunta para as despesas comuns. Neste caso, e para evitar conflitos, as regras devem estar bem definidas. Deve estar bem explicito para ambos, quais as despesas alocadas à conta conjunta e quais as despesas que não estão incluídas.

Para quem prefere manter tudo separado a regra base é a mesma. Tomar decisões, dividir despesas e respeitar o acordo para evitar problemas futuros. Mas, contas separadas não significa que o património de ambos esteja separado. Existem responsabilidades, objetivos e regras comuns, tal como em qualquer das restantes modalidades.

Sejam conjuntas, mistas ou separadas o importante é que as decisões sejam tomadas a dois, que exista diálogo, honestidade e confiança e que seja o modelo mais confortável, justo e adequado a ambas as partes.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Epilepsia no feminino - Há diferenças para a mulher ?

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: A verdade sobre as dietas detox

Estes programas visam uma suposta desintoxicação no entanto é dúbio qual ou quais são os “tóxicos” visados na mesma.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.