Sabemos que um ambiente com boa energia ajuda a reduzir os níveis de stress e aumenta a produtividade. E se lhe dissermos que as plantas podem ter um papel fundamental na regulação de energias dentro do local de trabalho?

“Além de embelezarem o escritório, elas purificam o ambiente, fornecendo energia renovada e vibrante. Elas conectam-nos com a natureza e, por esse motivo, são consideradas as grandes harmonizadoras”, refere Astrid Izquierdo, especialista em Feng Shui.

De acordo com a filosofia Feng Shui, as plantas correspondem ao elemento madeira. “As qualidades desse elemento são a adaptabilidade, flexibilidade e crescimento lento, mas contínuo, e os seus valores associados são a saúde, equilíbrio, vitalidade e inspiração. Se queremos um ambiente de trabalho que estimule a nossa criatividade e inspiração, elas não podem faltar”.

As plantas podem purificar o ar de ambientes fechados. Por esse motivo é fundamental escolher plantas mais resistentes que possam estar em áreas mais ou menos sombrias e que necessitem de pouca água ou cuidado. Para tal, é necessário escolher plantas de acordo com o espaço onde vão ficar. Se o espaço é de passagem o melhor é escolher plantas pequenas e verticais. As flores são também indicadas para alegrar o ambiente.

Antúrio Esta planta com flor é perfeita para alegrar os espaços. Devido às suas características, são utilizadas para enfeitar interiores.

Palmeira Chamaedórea A pequena palmeira necessita de poucos cuidados, por esse motivo, é ideal para ter no seu escritório. Cresce bem e precisa de pouca água.

Dracenas Absorver produtos químicos e purificar o ar é o seu grande objetivo. Tem a vantagem de precisar de pouca luz. Plantas com folhas redondas, ovais ou em formato coração, são uma ótima escolha para ter junto de si em momentos de grande pressão.

Hera Planta verde relaxante, tem uma grande capacidade de filtrar o ar. Não precisa de muita luz e pode ser colocado num espaço alto para que caiam os ramos.

Sansevieria ou Espadas de São Jorge É uma planta que se adapta a todos os ambientes e aguenta tanto temperaturas altas como baixas.

Spatifilium Flor branca é ideal para estar em espaços húmidos. Não necessita de muita água e aguenta bem a exposição a altas temperaturas.

Catos Com os sem espinhos, precisam de muito pouco cuidado. Não há desculpas para não ter um bem perto da sua secretária.

Plantas aromáticas Libertam fragâncias e são indicadas para se ter à porta.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Especialista indica alimentos que diminuem os nossos níveis de stresse

Especialistas explicam que componentes agem beneficamente nos processos que combatem a ansiedade, e qual a dieta recomendada para uma vida mais calma.

Saúde

10 curas anti-stresse

São todas testadas e comprovadas por mulheres como nós. Algumas preferem cozinhar, outras fazer tricô, ioga, meditação transcendental ou ir para a farra com os amigos. Tudo para espantar o cansaço do copo e da mente.

Beleza

7 sinais que revelam que está stressada

Costuma ter lábios rachados ou manchas brancas nas unhas? Pode estar a sofrer de stress. 

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.