A Escócia está a dar passos largos o sentido de se tornar a primeira nação a garantir o acesso gratuito a produtos de higiene feminina.

Na passada terça-feira, dia 25 de fevereiro, o parlamento escocês aprovou um projeto de lei para disponibilizar tampões, pensos higiénicos e outros produtos sem custos. O plano foi aprovado na primeira etapa com 112 votos a favor, nenhum contra e um voto de abstenção.

“Muitas vezes, as meninas e mulheres são deixadas para trás no processo político,” disse Monica Lennon, a deputada responsável pelo projeto, citada pelo site da CNN. “Esta é uma oportunidade de colocá-las em primeiro lugar e e de fazer algo que é verdadeiramente inovador na igualdade de género.”

Nas suas declarações, Lennon não esqueceu a comunidade LGBTQ+, nomeadamente os transexuais e pessoas não-binárias, tendo acrescentado que o projeto de lei foi concebido para incluir todos aqueles que têm a menstruação.

Agora, o projeto de lei vai passar para a segunda etapa, na qual os membros do parlamento escocês podem propor emendas antes do parecer final na terceira e última etapa.

Este projeto de lei visa combater o estigma em torno da menstruação e o impacto que o ciclo tem na educação. “A menstruação é normal,” disse Lennon. “O acesso universal gratuito a tampões, pensos higiénicos e opções reutilizáveis também devia ser normal.”

De acordo com um inquérito de 2017, levado a cabo pela Plan International UK, uma em cada 10 raparigas britânicas já enfrentou dificuldades económicas para comprar produtos de higiene feminina. A investigação também concluiu que quase metade das participantes com idades entre os 14 e os 21 anos tem vergonha de ter o período, sendo que muitas delas já faltaram à escola por esta razão.

“Por algum motivo, os produtos para a menstruação são vistos por alguns como um luxo; um luxo pelo qual as mulheres devem pagar,” afirmou Alison Johnstone, um membro do parlamento, durante o debate. “Por que motivo estamos em 2020 e o papel higiénico é visto como uma necessidade mas os produtos menstruais não?”

A Escócia tem sido um país pioneiro no que diz respeito a disponibilizar este tipo de produtos de forma gratuita a várias faixas etárias. Em 2017, o país lançou um projeto-piloto que distribuía gratuitamente produtos de higiene íntima feminina às mulheres e adolescentes com dificuldades económicas. No ano seguinte, tornou-se uma das primeiras nações do mundo a fornecer produtos de higiene grátis em escolas, faculdades e universidades. 

Relacionados

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.