A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como uma pandemia no dia 11 de março. No dia seguinte, António Costa anunciava uma série de medidas de contenção para o combate ao COVID-19, incluindo encerrar escolas e discotecas, reduzir a lotação de vários espaços públicos a um terço e proibir os cruzeiros de largarem passageiros nas cidades.

Perante este cenário, é normal que a população procure mais informação sobre este tipo de ameaças. Se é o seu caso, a Netflix tem a sugestão perfeita: “Pandemic: como prevenir uma pandemia”

Em seis episódios, esta série documental explora a disseminação de doenças virais ao longo da história e, embora não mencione especificamente o coronavírus, dá rostos aos oficiais de saúde pública, médicos e especialistas em influenza que estão na linha da frente do combate ao novo surto.

Além disso, tenta explicar, em termos acessíveis para todos, a origem dos surtos virais e como é que estes se espalham rapidamente por todo o mundo. Quando foi lançada, em janeiro passado, o coronavírus começava a alastrar-se por toda a China, e ainda não tinha chegado a outros países. Como todos sabemos, essa realidade mudou desde então — algo expectável para quem assistiu a “Pandemic”.

O primeiro episódio apresenta os telespectadores a médicos nos Estados Unidos e na Ásia que estão a trabalhar para encontrar uma cura universal para a gripe.

“De vez em quando, surge uma variante da grupe que representa uma ameaça existencial para nós enquanto espécie,” diz o Dr. Dennis Carroll, diretor da Unidade de Ameaças Emergentes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Na altura, o especialista falava da Gripe Espanhola de 1918, que matou entre 50 a 100 milhões de pessoas. Agora, quase dois meses depois, esta afirmação parece aplicar-se também ao COVID-19. De acordo com a OMS, a nova estirpe do coronavírus já fez mais de 4600 vítimas mortais, e é provável que o número continue a aumentar, à medida que este se dispersa pelo globo.

Os restantes episódios focam-se no ameaçador vírus ébola, na importância de criar vacinas e na gripe comum. A última parte, que explica o que pode ser feito para combater a gripe, pode ser a mais útil para aqueles que querem evitar a propagação do coronavírus, visto que muitos dos métodos são semelhantes. 

Já vimos e lemos isto em todo o lado, mas não custa reforçar: lembre-se de lavar as mãos, evite tocar no rosto, cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. Como a série da Netflix sublinha, essas pequenas coisas podem mesmo fazer a diferença no que diz respeito a prevenir surtos. 

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Comportamento

Em casa devido ao coronavírus? Aqui ficam 5 ideias para manter toda a família entretida

O período de distanciamento social não tem de ser aborrecido.

Lifestyle

Escolas fechadas? Estas editoras disponibilizam acesso gratuito ao ensino virtual

Para que os mais novos não deixem de aprender.

Beleza e Saúde

Como estão as companhias aéreas a lidar com o coronavírus?

Esta quarta-feira, 11 de março, Organização Mundial de Saúde classificou oficialmente o Covid-19 como uma pandemia.

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel