Agora que muitas famílias portuguesas estão recolhidas em casa e que as rotinas dos mais novos mudaram drasticamente, os pais procuram novas maneiras de manter os filhos entretidos durante o dia.

Os projetos “Do It Yourself” representam uma boa forma de driblar o tédio, despoletando a criatividade e a imaginação. Nesse sentido, que tal aproveitar o tempo livre para proporcionar tempo de qualidade em família com atividades manuais?

A ambar sugere duas que prometem animar todos os membros, desde os mais novos aos pais e avós lá de casa. A melhor parte é que provavelmente já tem todo o material necessário. Se não tiver, pode sempre optar pelas compras  online, que têm oferta dos portes de envio.

Aqui ficam as propostas, passo a passo.

Arvore genealógica da família

Esta atividade lúdica também ajuda os mais novos a descobrirem a história dos seus antepassados.  Só vão precisar de fotografias antigas, cartolina, uma tesoura, cola, canetas ou lápis para colorir.

Passo a Passo

1. Desenhar uma árvore na cartolina.

2. Colar as fotografias de cada membro da família. Uma dica para os mais novos: no topo estão os avós, depois os pais e tios, até chegares a ti.

3. Escrever os nomes de cada um.

4. Acrescentar uma descrição de como eles são ou uma característica especial os distinga. O avô é divertido? A avó cozinha bem?

5. Depois de construída a árvore, partilhem histórias engraçadas sobre a família!

Porquinho Mealheiro

Uma boa ideia para os mais novos começarem as suas poupanças e para lhes incutir responsabilidade financeira de uma forma divertida. Aqui, o material necessário é uma garrafa de plástico, cartolina, uma tesoura, cola e canetas ou lápis para colorir.

Passo-a-passo

1. Com a tesoura, e ajuda de um adulto, o seu filho deve recortae a entrada para as notas e moedas num dos lados da garrafa de plástico.

2. Cortar a cartolina e colá-la de forma a envolver toda a garrafa. Este vai ser o corpo do porquinho.

3. Usar a imaginação para pintar a cartolina e personalizar o teu porquinho.

4. Pintar e recortar os olhos e orelhas na cartolina. Cole-as na ponta da garrafa para construir a cara do porquinho.

5. Está tudo pronto para que comecem as poupanças!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal