Numa altura em que o mundo combate uma pandemia, são muitas as questões que se levantam – e que nunca nos tinham passado pela cabeça.

Enquanto muitos de nós estamos recolhidos em casa e a respeitar o distanciamento social, há pessoas que não têm esse privilégio. E mesmo quem pode optar pelo regime de teletrabalho dá por si em certas circunstâncias, como uma ida ao supermercado ou à farmácia, em que sair à rua é uma necessidade. Nesses casos, durante este período delicado, é importante saber como proceder no regresso. 

Já sabemos que lavar as mãos durante 20 segundos (ou mais) é essencial, tal como desinfetar o telemóvel, as chaves de casa e os cartões de crédito, etc. Mas pouco se fala sobre o que se deve fazer às roupas que usamos na rua.

De acordo com o Centro para Prevenção e Controlo e de Doenças (CDC, na sigla original) dos Estados Unidos, os vírus da gripe morrem com temperaturas acima dos 75ºC, bem como com alguns produtos, incluindo o cloro, a água oxigenada, o álcool e detergentes. Neste momento, não há razão para não acreditar que os mesmos não serão bons aliados na luta contra o novo coronavírus. Por esse motivo, o CDC recomenda que as roupas usadas no exterior sejam lavadas à temperatura mais quente possível (recomendada para o material, de modo a não as danificar) e, de seguida, deve deixá-las secar completamente.

A entidade também recomenda que as pessoas limpem e desinfetem – são dois processos diferentes – quaisquer superfícies onde as peças de vestuário, lençóis e toalhas tenham estado armazenados como, por exemplo, o cesto da roupa suja. E mais: se for possível, forre o recipiente com um saco de plástico, que deve deitar fora sempre que fizer máquinas de roupa.

Em declarações ao site Refinery29, o professor de microbiologia e imunologia Charles Gerba, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, disse que os coronavírus são transmitidos de uma superfície para uma pessoa com mais facilidade se essa superfície for dura, como o aço inoxidável, do que macia, como o tecido. Contudo, sublinha que isso não significa que os tecidos não “agarrem” os vírus.

Assim sendo, é melhor prevenir do que remediar.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Relacionados

Beleza e Saúde

As grávidas correm riscos específicos com a pandemia do coronavírus?

Saiba o que dizem os estudos mais recentes.

Beleza e Saúde

Aprenda a desinfetar o seu telemóvel em 6 passos

Esta é uma prática que deve ser feita, pelo menos, duas vezes por semana.

Beleza e Saúde

Coronavírus: 3 notícias falsas que andam a correr o mundo

Num cenário de crise de global da saúde pública, a desinformação pode ser a nossa maior inimiga.

Mais no portal

Moda

Steve Madden e Winnie Harlow juntos numa coleção de fazer perder a cabeça

A marca de acessórios juntou-se à famosa modelo internacional para criar uma coleção de sandálias arrojada e cheia de cor.

Inspirações

Quem é Ella Jones? Conheça a nova presidente da Câmara de uma cidade americana marcada pelo racismo

Ella Jones será a primeira pessoa negra a liderar Ferguson, uma cidade que se tornou símbolo de protestos antirracismo em 2014, após a morte de um jovem de 18 anos pela polícia.

Beleza e Saúde

7 coisas que deve desinfetar em casa para evitar ficar doente

Numa altura em que estamos mais conscientes para a importância de higienizar tudo aquilo em que tocamos e o que nos rodeia, saiba por onde deve começar dentro de casa.

Beleza e Saúde

Médicos explicam os riscos de ir à praia durante a pandemia

Embora possa parecer seguro, esta atividade requer alguns cuidados.

Celebridades

Cantor de "Dream Street" morre aos 34 anos

Chris Trousdale foi mais uma das vítimas da Covid-19.

Moda

4 tendências de calçado da Mango que queremos já

Reunimos algumas propostas da marca espanhola para quem já está a preparar o regresso ao trabalho.

Celebridades

Esta celebridade acabou de se assumir bissexual

Após se saber, recentemente, que o namoro que vivia há cerca de três anos tinha chegado ao fim.

Beleza e Saúde

Faça este exercício para melhorar a sua vida sexual

Hilaria Baldwin partilhou a demonstração de um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar e tem benefícios para a vida sexual.

Moda

O vestido que pode levar ao próximo evento especial custa menos de 16 euros

Simplicidade e elegância: os elementos-chave para arrasar.

Lifestyle

As viseiras divertidas que as crianças não se vão importar de usar

Tem a opção 'Pirata' e 'Unicórnio', entre outras.

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Celebridades

Seth Rogen perdeu a paciência com aqueles que afirmam "todas as vidas importam"

No âmbito do movimento "Black Lives Matter".

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel