Tendo em conta que muitos de nós têm animais de estimação, é de grande importância que estejamos informados acerca dos cuidados a ter com os mesmos. Sobretudo, num momento como aquele que vivemos hoje em dia. Gonçalo da Graça Pereira, Veterinário Especialista Europeu em Comportamento Animal, garante que há comportamentos que, se forem adequados à situação atual, podem evitar problemas quando voltarmos à normalidade.

Eis as dicas do especialista:

DENTRO DE CASA:

  • Importa manter as rotinas diárias, dentro do possível, para que quando tudo volte à normalidade não existam alterações no comportamento dos nossos animais. Principalmente, se forem animais mais idosos, que se podem desorientar com uma maior facilidade com a alteração de rotina/hábitos.
  • É também importante que os animais que costumavam ficar sozinhos tenham momentos no seu dia-a-dia em que assim o estejam. Isto não significa pô-los à parte, mas sim que eles tenham uma zona da casa onde têm brinquedos, onde, por exemplo, escondemos biscoitos para procurarem. O objetivo é que se entretenham nesse espaço de uma forma positiva, mas sozinhos, tal como faziam quando os tutores estavam fora de casa a trabalhar.
  • Devemos fomentar todo o tipo de brincadeira, e aqui as crianças podem ser uma ajuda. Todo o tipo de jogos e interações são bem aceites, sobretudo os de exploração e os que envolvem o olfato. Um exemplo de uma brincadeira muito simples é colocar dentro de uma caixa de ovos de cartão alguns pedaços de maçã de forma a que o cão tenha de roer a caixa para chegar ao prémio, a maçã.
  • No caso dos gatos, não há nada melhor do que uma caixa de cartão para os entreter.
  • Ainda no que diz respeito aos gatos, nunca nos podemos esquecer de respeitar a sua natureza. Isto significa, sobretudo quando há crianças em casa, que os gatos que estão habituados a estar sozinhos em casa, consigam manter este hábito. Assegure que cada gato tem um local que se possa isolar, se assim o entender, durante o dia.

FORA DE CASA:

  • Infelizmente, as regras do Estado de Emergência não se aplicam apenas às pessoas, mas também aos seus amigos de quatro patas. Neste sentido, os passeios devem ser curtos, o que não quer dizer que tenham de ser aborrecidos.

  • Os cães têm de andar sempre de trela e nunca soltos, e as trelas devem ter no mínimo 2 metros para que o cão possa ter alguma liberdade de movimento.

  • Para tornar estes passeios mais divertidos, devemos deixá-los usar o olfato, um dos sentidos que os cães mais gostam de usar, tornando assim estes passeios interativos.

  • Devemos evitar que se aproximem de outros cães e de pessoas, pois, não sendo transmissível, podem ser transportadores do vírus. Temos de perceber que o pêlo é a roupa do cão e as patas os seus sapatos. Mais uma vez, o isolamento social não se aplica só às pessoas, mas também aos nossos animais. Ao contrário do que sempre se recomenda, infelizmente, nesta fase, a distância social é para todos!

  • Para que os nossos amigos de quatro patas, que tanto gostam de receber festas, consigam fazer os seus passeios sem aproximação a pessoas ou cães, o tutor deve tentar sempre que o cão só preste atenção a ele e premiá-lo com um biscoito, por exemplo.

  • Se forem os primeiros passeios do cachorro, sendo a socialização deveras importante, deverão ser apresentados estímulos novos, mas mantida a distância de segurança e, para que haja uma associação positiva, premiá-lo com festas e biscoitos.

Tanto dentro como fora de casa, se existir este tipo de cuidados, poderá evitar problemas futuros, quando tudo voltar à normalidade. No entanto, todos os tutores que tenham dúvidas ou precisem de ajuda para alguma situação específica, o ideal é que consultem um especialista em comportamento animal que permita antecipar potenciais doenças comportamentais.

Palavras-chave

Tempos difíceis exigem a melhor informação

Tempos difíceis exigem a melhor informação É por isso que a Trust in News decidiu oferecer um pack mensal de revistas digitais a um preço simbólico: €9,90 por 9 revistas: VISÃO, VISÃO História, VISÃO Júnior, VISÃO Saúde, Jornal de Letras, Exame, Courrier Internacional,  ACTIVA e Exame Informática. Para ler no seu smartphone, tablet ou computador, facilmente e em sua casa. Está garantida uma boa leitura para toda a família! #euleioemcasa Saiba mais

Mais no portal

Inspirações

Paulo Pascoal: "Temos de deixar de ver os negros como 'os outros'"

Falámos com o ator Paulo Pascoal sobre o significado do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, e o impacto que este teve (e continua a ter) em todo o mundo.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Celebridades

Foi revelada a causa da morte de Gregory Tyree Boyce e da namorada

O ator de "Crepúsculo" e a companheira foram encontrados em casa, sem vida, no passado mês de maio.

Celebridades

Meghan reflete sobre as suas experiências com o racismo em vídeo de 2012

Num vídeo viral que ressurgiu online, Meghan, que é fruto de uma relação inter-racial, entra em detalhes sobre como o racismo a afetou pessoalmente.

Celebridades

Atores de "Glee" acusam Lea Michele de racismo durante as gravações

As denúncias são bastante explícitas e algo chocantes.

Beleza e Saúde

Maquilhadora de Kendall Jenner revela os segredos de beleza da modelo

Numa entrevista recente, Mary Phillips ensinou a recriar os momentos de beleza de uma das suas clientes mais famosas, Kendall Jenner.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Beleza e Saúde

Os 5 principais erros cometidos na utilização da máscara de proteção

Veja se está a fazer um uso correto deste produto que se tornou tão importante nas nossas vidas devido à atual pandemia.

Beleza e Saúde

Dois ingredientes, um tratamento incrível para a celulite e a retenção de líquidos

Está é daquelas dicas que vocês vão amar. Quer tenham retenção de líquidos ou celulite, esqueçam. Já foi!

Beleza e Saúde

Os 5 passos que todas as pessoas com pés bonitos seguem

Siga estas dicas e prepare as sandálias e os chinelos!

Lifestyle

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d'Os Lusíadas

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II que pode ser assistida online.

Comportamento

Teletrabalho: saiba quantos colaboradores admitem ver conteúdos para adulto nos computadores profissionais

Uma análise à mudança de comportamentos e à dificuldade de separar a vida pessoal da laboral.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel