recipe receita eggs ovos ingredients ingredientes flour farinha

Provavelmente, já passou por isto: apetece-lhe muito fazer um determinado prato, um bolo, uma sobremesa – o que seja -, e apercebe-se que não tem todos os ingredientes em casa. Será que há forma de dar a volta quando tal acontece? Ora, se é verdade que alguns ingredientes são dificilmente substituídos, também é que existem alguns truques para resolver a situação.

1 – Tenha uma despensa cheia

É importante que a sua despensa ou o frigorífico não estejam muito vazios – assim, será difícil conseguir completar qualquer receita específica. Tenha ingredientes que não se estraguem facilmente e que sejam bons complementos de várias receitas. Exemplo disso são os enlatados – atum, azeitonas, milho, cogumelos, feijão, grão, entre outros. E, claro, os essenciais-base de várias receitas: arroz, massa, farinha, azeite, vinagre, açúcar, fermento, polpa de tomate, especiarias e alguns molhos.

2 – Pense o que cada ingrediente adiciona à receita

Ao pensar desta forma, é fácil substituir aquilo que não tiver. Por exemplo, um refogado com azeite, alho e cebola dá muito sabor, mas, se não tiver nenhum destes, pode usar uma outra gordura e pensar que ingredientes tem que possam ser de sabor forte, como um molho, por exemplo, enchidos ou certas especiarias. O mesmo se aplica aos ingredientes que conferem textura.

3 – Alguns ingrdientes podem ser aproximados

Se ajudar, inclua cada ingrediente numa categoria. Se uma receita for com massa, pense se a pode substituir por arroz ou outro grão, ou se levar feijão, pense se pode substituir por uma leguminosa diferente, por exemplo. Se a principal função de determinado ingrediente for colocar algum sal na receita e não o tiver, adicione apenas o sal e, se desejar, qualquer outro ingrediente que seja de textura semelhante a ele.

Algumas substituições comuns:

Leitelho – se não o tiver em casa, use a mesma quantidade de um leite normal, mas adicione um pouco de vinagre branco ou sumo de limão (uma colher de sopa de vinagre/ limão para 1 copo de leite)

Fermento em pó: bicarbonato de sódio (1/4 de colher de chá) e creme tártaro (1/2 colher de chá) equivalem a uma colher de chá de fermento. Se não tiver creme tártaro, substitua-o pela mesma quantidade de vinagre branco ou sumo de limão.

4 – Ajuste expectativas

Aceite que a receita pode não ficar como queria, mas que tento fazer o melhor com aquilo que tinha. A verdade é que, por vezes, ser criativa pode mesmo ter resultados inesperados e deliciosos. Basta que tenha em consideração que, provavelmente, não vai saber igual à original – mas quem sabe se não será ainda melhor? Deve também aceitar o facto de alguns ingredientes não poderem ser substituídos e, caso não tenha uma determinada “peça” essencial da receita que quer fazer, pode sempre pesquisar na internet opções sem esse ingrediente, como por exemplo um bolo sem ovos ou sem leite.

Palavras-chave

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.