A stylish young woman holding her clutch handbag with jewelry on. Street style.

Neste momento, lavar as mãos é algo que não sai das nossas mentes. E agora que dedicamos mais tempo a esta prática para manter uma boa higiene, existem coisas a ter em conta que nunca nos passaram pela cabeça.

Por exemplo, se usar joias faz parte da sua rotina, pode estar a perguntar-se se deve tirá-las, que efeitos tem a higienização constante e quais são as melhores práticas para garantir a sua segurança (e a de todos).

Use o senso comum

Lucy Wilson, professora do departamento de serviços de saúde de emergência da Universidade de Maryland Baltimore County, nos Estados Unidos, disse ao HuffPost que embora ainda haja incógnitas em relação ao novo coronavírus, com base na informação sobre os vírus no geral, seria “razoável supor que poderia estar em qualquer tipo de joia.” Então, lavar as mãos continua a ser a melhor linha de defesa.“O principal conselho é manter as mãos lavadas e não tocar no rosto,” acrescentou. “Se está a lavar [as mãos] com muito mais frequência e usa anéis, isso pode causar uma irritação. Portanto, não é má ideia limitar a utilização, se está a tentar ser muito cuidadoso.”

Desinfetar os anéis. Sim ou não?

Se tem medo de falhar uma área das mãos que possa estar coberta por um anel, não é má ideia tirá-lo. Mas isso não será o suficiente.“Se os anéis estiverem contaminados e voltar a colocá-los depois de lavar as mãos, acabou de voltar a contaminar as suas mãos,” explica Wilson. “Se não vai desinfetar os seus anéis, não devia tirá-los e voltar a colocá-los.”

A especialista sublinha que estudos mostram que os profissionais de saúde que retiram os seus anéis e os desinfetam conseguem matar as bactérias. “As bactérias, sublinhe-se, e não os vírus,” esclareceu.

Há joias que deve mesmo evitar

“O álcool gel não deve ser usado em quaisquer materiais orgânicos, como corais ou pérolas,” explicou a historiadora de joias Elizabeth Doyle ao HuffPost. “O álcool no produto pode ressecar os materiais e levar a danos ou rachaduras na superfície.”

A especialista acrescenta que também não é seguro usar desinfetante em pedras porosas, como a opala ou a turquesa. “Se estiver na dúvida, é sempre melhor remover as joias antes de lavar as mãos.”

Cuidado com a hidratação

A hidratação tem um papel essencial em manter as mãos livres de germes. As mãos gretadas ou secas perdem a sua barreira protetora, o que pode prejudicar a absorção dos agentes antibacterianos do desinfetante e do sabonete. Contudo, o creme pode ser um problema para itens como, por exemplo, anéis de noivado. 

“Os anéis com pedras preciosas podem acumular creme ou detritos atrás das pedras,” afirmou Doyle. “É importante manter esta área limpa por vários motivos. Esses resíduos podem tornar-se um local privilegiado para bactérias ou agentes irritantes, o que pode causar irritações na pele.”

Além disso, a redução da circulação de ar atrás da pedra pode reter a humidade do dedo, o que também é uma causa comum da irritação, adverte. “E a acumulação de detritos numa joia pode levar ao desgaste desnecessário e até mesmo ao afrouxamento das pontas, o que pode resultar em perda de pedras.”

E se ocorrerem danos?

A melhor forma – e a mais segura – de manter as suas joias limpas e com o melhor aspeto possível é lavá-las com um detergente para a loiça neutro,” aconselhou Doyle. “Se notar alguma alteração nas suas joias devido ao álcool gel, lave-as imediatamente com uma mistura de água quente e detergente. Isto vai remover quaisquer resíduos químicos deixados pelo desinfetante. Assim que for possível, leve a peça a um joalheiro experiente para que ele possa avaliar os danos e os reparos.”

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

5 vernizes lindos para fazer a manicure em casa

Estas cores são a cara da primavera!

Beleza

Anda com as mãos secas? Estes cremes vão ajudar

A higienização constante pode ressecar a pele.

Lifestyle

Depois de voltar da rua, é isto que deve fazer às suas roupas

Já sabemos que é essencial lavar as mãos, tal como desinfetar o telemóvel, as chaves de casa, etc. Mas e a roupa usada lá fora?

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.