As poupanças existem para serem usadas, mas existem diversos tipos de poupanças, pelo que é fundamental perceber os prós e contras de se usufruir das mesmas de forma antecipada ou em tempo de crise.

– Mealheiro caseiro – nem sempre é possível criar um pé de meia para fazer face a imprevistos. No entanto, muitas famílias arranjam formas criativas de poupar o que facilita muito em situações de maior aperto. O recurso a este mealheiro não acarreta quaisquer custos ou penalização para as famílias, pelo que deve ser sempre o primeiro recurso

Nunca é tarde para começar. E que tal juntar a família e assumirem o compromisso de poupar todas as moedas de 2€? Vai ficar surpreendida com o valor que conseguem poupar em pouco tempo e, provavelmente, sem grandes sacrifícios.

Contas Poupanças – As contas poupança são um dos formatos preferidos dos portugueses, uma vez que é uma conta bancária paralela à conta à ordem, na qual se depositam montantes fixos mensais por um período pré-definido e que, ao fim desse prazo, rende juros. O levantamento antecipado desta poupança gera uma penalização (parcial ou total) dos juros obtidos, mas não é burocrático. Para evitar penalizações, sugerimos que pense bem se o recurso a esta poupança é inevitável. PPR’s – Constituir um PPR é ir mais além do que fazer uma poupança. Um PPR é uma salvaguarda para o futuro, para que seja possível viver uma reforma mais folgada e despreocupada. Por isso, o resgate do PRR deve ser algo muito ponderado, até porque implica penalizações que podem agravar a atual situação financeira, em vez de a aliviar.

Assim, antes de resgatar considere primeiro diminuir a entrega mensal. Caso o resgate seja a única solução, saiba que o pode fazer a qualquer momento, mesmo que não tenha decorrido o prazo mínimo de 5 anos. Todavia, poderão existir penalizações por resgate antecipado, pelo que é fundamental que se informe com especialistas em finanças pessoais e que conheça bem os prós e contras desta decisão.

Apesar dos constrangimentos, o reembolso do plano poupança reforma não pode ser negado por nenhuma razão. Contudo, existem duas dicas que facilitam a vida no momento de solicitar o resgate antecipado, como por exemplo:

· Não beneficiar das vantagens fiscais se prevê que vai necessitar do dinheiro investido – Caso não tenha declarado o plano de poupança reforma em sede de IRS, aquando do reembolso não possui obrigações fiscais, pelo que só existirão penalizações se estabelecidas contratualmente;

· Desistir de efetuar entregas 5 anos antes da idade de reembolso – com este pequeno passo, não só garante que pode mobilizar a totalidade do dinheiro investido como também, não terá penalizações fiscais ou contratuais a suportar.

Nova Exceção para famílias afetadas pela pandemia

Recentemente foi aprovado na Assembleia da República um diploma que prevê a isenção de penalizações fiscais no resgate antecipado dos PPR constituídos até Março de 2020. Esta isenção é limitada às famílias que tenham sido diretamente afetadas pela pandemia (layoff-simplificado, isolamento profilático, assistência à família, desemprego) e ao valor de 1 IAS mensal.

A ordem pela qual apresentámos estas sugestões não foi inocente. Esta deve ser também a ordem pela qual deve considerar usar as suas poupanças. E lembre-se nunca é tarde para começar a poupar.

Palavras-chave

Mais no portal

Celebridades

Simon Cowell no hospital após acidente de bicicleta

O jurado do 'America´s Got Talent' está no hospital.

Lifestyle

Unique Sushi Lab: onde comer é sempre uma (boa) surpresa

O restaurante que os amantes de sushi têm de conhecer e que ér capaz de converter mesmo os mais desconfiados em fãs da culinária japonesa. A culpa é do chef Johnny Keep.

Moda

"Eco friendly', portuguesa e trendy: esta é a marca de denim que tem de conhecer

A loja online da My Fair by Just.O disponibiliza ainda alguns best sellers da coleção primavera-verão de 2020, como o Curry Hoddie ou o camisolão oversized.

Beleza e Saúde

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel