A cidade de Mannheim, na Alemanha

Neste momento, a Alemanha é o sexto país europeu com o maior número de casos de infeção pelo novo coronavírus. Uma estatística que aumentou após o início do desconfinamento, a 20 de abril, com a reabertura de alguns estabelecimentos e o regresso de parte dos alunos às escolas.

Contudo, o país tem conseguido manter o número de vítimas mortais relativamente baixo, alicerçado na realização de testes em grande escala e no seu sólido sistema de saúde. O boletim mais recente (até ao momento da publicação deste artigo) diz que há 172 mil pessoas infetadas e 7,569 mortes pela COVID-19. 

Vanessa Gomes é portuguesa, tem 23 anos vive e em Mannheim, no sudoeste da Alemanha, desde os 9. Antes da pandemia, durante a semana, a estudante de design gráfico tinha uma rotina bem definida: acordava às seis da manhã, ia para a universidade e só regressava a casa por volta das 18H. “Nos fins de semana, saía com amigas. Íamos a bares e discotecas”, explica-nos, como se de uma memória distante se tratasse. Agora, à semelhança de tantas pessoas um pouco por todo o mundo, vê o mundo através de janelas e ecrãs. “Passo os dias todos em casa e tenho aulas online”.

Com uma maturidade muito para lá da sua idade e com a praticidade característica dos alemães, que assimilou nos últimos 15 anos, Vanessa mostra ter perfeita noção da importância do distanciamento social e até encontra pontos positivos na sua nova realidade, principalmente no que diz respeito à gestão do tempo pessoal.

Vanessa Gomes (@vans_ventura)

Que medidas de distanciamento social estão em vigor na Alemanha?
As universidades, escolas, lojas, bares, restaurantes e discotecas fecharam portas a 16 de março, o dia em que as medidas de distanciamento social entraram em vigor. Cerca de um mês depois, a 20 de abril, as lojas com espaço até 800 metros quadrados reabriram. Agora, estamos numa nova fase, na qual se vive um regresso gradual à normalidade.

Consideras que tem sido feito um bom trabalho no combate ao surto pandémico?
Apesar da gravidade da situação, penso que o balanço geral é positivo. O governo e os agentes da saúde pública estão a fazer um bom trabalho, e isso reflete-se nos números, que estão muito abaixo daqueles que são registados noutros países europeus.

Como é que os alemães estão a encarar a situação?
As pessoas estão um pouco apreensivas, mas, de resto, continuam a fazer a sua vida normal. Aliás, lidamos  muito bem com a questão do distanciamento social e de termos de evitar aglomerações. Penso que há a consciência de que este é um sacrifício individual que cada um tem de fazer para desfrutarmos dos benefícios, enquanto sociedade, a longo prazo.

“Eu e a minha família passamos a grande maioria do nosso tempo em casa e fazemos o possível para cumprir o distanciamento social”.

Como é que a pandemia afetou os teus estudos? 
Nós temos aulas online. Tem sido uma experiência interessante e, para minha surpresa, menos stressante. Isto porque o horário é bastante flexível e permite-me organizar melhor o meu tempo.

Como é sair de casa, na Alemanha, nesta altura? 
Já saí para ir ao supermercado. No início, houve escassez de produtos de higiene, o que tornou a situação mais desagradável. Mas agora a situação está estabilizada. De sublinhar que à entrada de qualquer superfície comercial há sempre um frasco de desinfetante para os clientes higienizarem as mãos.

Neste momento, do que é que mais sentes falta?
Tenho saudades de coisas simples como, por exemplo, ir ao café com amigas e passar lá a tarde a conversar.

Que lição estás a aprender com o isolamento?
Tudo isto está a ensinar-me a ser mais tolerante e responsável.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

A quarentena lá fora: "Em Espanha, o espírito coletivo é muito forte"

André Gomes vive em Alicante, na Comunidade Valenciana, e conta-nos como se vive a quarentena no país vizinho.

Lifestyle

A quarentena lá fora: "Em Inglaterra, já se nota uma certa impaciência com o governo"

Rudolphe Cabral vive em Londres há quatro anos e conta-nos como se vive o "lockdown" em terras de Sua Majestade.

Lifestyle

A quarentena lá fora: "Em Angola, a pandemia veio acentuar as desigualdades sociais"

Lúcia Palma vive em Luanda há cinco anos e conta-nos que o surto pandémico expôs (ainda mais) as disparidades que caracterizam a sociedade angolana.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel