Dizem-me os dicionários que “carta branca” significa “permissão” ou “plenos poderes”. Engraçado o quanto mudou o significado desta expressão, nos últimos tempos. Graças à pandemia que vivemos, sentimo-nos mais presos, com menos liberdade, mas, ao mesmo tempo, conseguimos perceber o valor de tudo aquilo que sempre tomámos como garantido.

Antes de explicar o que me traz aqui, creio que vale a pena apresentar-me. Sou jornalista (surpresa!) e uma pessoa extremamente ansiosa – embora nunca tenha recebido um diagnóstico, tenho quase a certeza que não é normal procurar incessantemente algo com que me preocupar, assim que a minha mente tem um segundo de descanso.

E o que é que isto importa? Ora, aliando este meu “defeito” ao facto de sempre ter sido uma pessoa de múltiplos interesses, decidi usar a quarentena para manter o cérebro ativo e experimentar coisas novas. Todas as semanas, irei desafiar-me com experiências relacionadas com moda, exercício físico, cinema, literatura, culinária – o que quiserem.

O objetivo é ter um propósito que me mantenha ocupada e que me permita aprender e partilhar conhecimentos – afinal, ninguém quer começar a falar com as paredes. Enquanto seres humanos, precisamos de uma certa dose de mudança nas nossas vidas, e torna-se difícil manter padrões elevados de criatividade quando as limitações são tantas. Porém, se nos juntarmos, nada é impossível.

Em 2015, a psicóloga Gail Matthews liderou um estudo que descobriu que quem define objetivos e os escreve tem mais sucesso do que quem apenas os visualiza mentalmente. E é isso mesmo que pretendo. Não só vou escrever os meus objetivos, como vou partilhar convosco a experiência – o bom, o mau, o razoável – e pedir-vos que façam o mesmo.

Estamos todos fora da nossa zona de conforto e a viver algo que nunca pensámos. Por isso mesmo, convido-vos a usarem a hashtag do título deste artigo e a identificarem a ACTIVA nas redes sociais sempre que quiserem dar uma chance aos desafios que vou partilhar por aqui semanalmente – ou sempre que experimentarem algo novo e positivo.

Dentro ou fora de casa, sozinhos ou a dois metros de distância de alguém, com máscara e um desinfetante à mão (não vá o vírus tecê-las), vamos dar um novo propósito aos nossos dias. Porque, com uma pitada de bom senso, ainda temos #cartabranca para fazer aquilo que nos fizer sentir menos sozinhos – e isso ninguém nos pode tirar.

Palavras-chave

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.