Numa altura de mudanças, e incertezas, em que tantas pessoas tiveram de se reinventar, tanto pela perda de empregos, como pela necessidade de ajustar os seus negócios “ao novo normal” e às necessidades de consumidores, ao mesmo tempo que os novos projectos surgem, surgem também dúvidas e incertezas, conjugadas com medos e crenças limitantes.

A primeira pergunta que muitos empreendedores fazem, é se realmente vale a pena? Se têm perfil? Se vão conseguir diferenciar-se? O que é preciso fazer (verdadeiramente) para se destacar? Esta é uma tarefa particularmente desafiante visto que todos os seres humanos se misturam na massa social, perdendo uma parte da sua identidade.

Contudo, devemos relembrar que somos todos iguais, mas também diferentes no que toca às nossas características, isso faz de cada ser humano um ser único. No meio do processo de criação da sua marca, produto e projecto, é importante ter um elevado autoconhecimento de si próprio, das suas competências, talentos, mais valias, mas também dos pontos que precisam ser desenvolvidos (comece por listar tanto uns, como outros).

É interessante constatar que muitas pessoas, apesar de possuírem todas as características inerentes ao perfil de empreendedor: criatividade, iniciativa, resiliência, capacidade de liderança (e de autoliderança), flexibilidade, persistência, e capacidade de inovação; falham nos seus projetos, por dar ouvidos, tanto às críticas externas, como às internas, e silenciam as suas ideias por medo de errar, e por ter dentro de si, um conjunto de crenças negativas que os impede de alcançar o sucesso, que não estão em sintonia com os objetivos e metas que querem alcançar.

Todos os empreendedores devem ter em apreço que para vencer é preciso adoptar um Mindset Growth, ou seja, uma mentalidade de crescimento, de contínua aprendizagem e que todas as nossas habilidades podem ser melhoradas, desde que trabalhemos para tal; que aprendemos com os erros (tanto os nossos como os dos outros), e que devemos ser flexíveis relativamente às mudanças.

Ter um Mindset Growth é acreditar que é possível evoluir por meio da nossa dedicação e prática, e que é possível operar mudanças através de estratégias bem definidas, feedback e de uma melhor autopercepção de si mesmo. O Coaching pode ser uma preciosa ajuda nos momentos de dúvida e início da jornada empreendedora, fazendo com que o empreendedor reaja de forma positiva e proativa às mudanças do mercado, e consiga acompanhar as exigências dos clientes, através da identificação dos seus pontos fortes.

O coach trabalha o potencial individual que o cliente já tem, mas provavelmente não coloca em prática por muitos motivos, como vergonha ou insegurança (relembremos, que os clientes têm dentro de si todos os recursos). Ser empreendedor exige preparação para os novos desafios, não apenas tecnicamente, mas também emocionalmente, ganhando resiliência para enfrentar as adversidades, e também estabelecendo metas e objectivos de forma clara para que haja desvios que originem o fracasso.

Através do Coaching, o empreendedor poderá ganhar uma visão mais abrangente do seu negócio, e dos problemas inerentes ao mesmo. O coaching guia o cliente empreendedores através da execução de planos de ação, por si construídos a partir dos objetivos, valores e crenças reinterpretadas num processo contínuo de aprendizagem, de mudança de comportamentos e hábitos, baseado no feedback.

Enumero dez perguntas utilizadas na área de coaching, que devem ser colocadas antes de iniciar uma jornada de empreendedorismo:
1- Que tipo de trabalho você gosta tanto que não lhe parece trabalho?
2- Como gostaria de trabalhar?
3- Consegue descrever com precisão o tipo de negócio que pretende construir? 4- Imagine o seu dia de trabalho perfeito?
5- Qual seria o primeiro passo adoptar para estar mais próximo desta realidade?
6- O que é mais gratificante para si no seu trabalho?
7- Que atitudes tem de tomar para realizar esta meta?
8- Que recursos já dispõe?
9- Onde irá encontrar os recursos que vai precisar?
10- O que poderia fazê-lo desistir?

Relembro, por último, que relativamente ao Empreendedorismo, seja no que toca aos desafios inerentes à fase inicial, bem como aos que se apresentam a um negócio em curso, o empreendedor tem em si todos os recursos. E os que não tiver ainda, pode adquiri-los através do desenvolvimento de competências e habilidades (e tantas são as histórias de sucesso nesta área).

Comece por se consciencializar sobre qual é a sua situação atual, e qual a situação para a qual deseja caminhar; faça escolhas que apontem para ela, abandone hábitos, reveja metas e valores, e crie mudanças. O comportamento humano é premeditado com base em crenças e valores pré-existentes dentro de cada uma de nós, que muitas vezes, têm de ser revistos para alcançar determinado tipo de objectivos.

Para tal, é preciso AÇÃO! Sem isso, tudo não passará de ótimas ideias que nunca deixam a teoria para chegar à prática. Muitas pessoas entedem o porquê de estarem presas a realidades que querem deixar para trás, mas sem ação nunca saberão o que fazer (exatamente) para mudar. Como diria Fernando Pessoa: “tenho em mim todos os sonhos do Mundo”; eu acrescento… E todos os recursos para concretizar esse sonho!

Instragram: luciapalma_coach
Email: luciapalma.coaching.gmail.com
Site: https://www.luciapalma.pt/

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel