O sol e o calor convidam a atividades ao ar livre e um piquenique é uma excelente opção para aproveitá-los num clima de partilha com amigos e família. No entanto, este ambiente pode induzir o consumo de alimentos menos interessantes do ponto de vista nutricional (por exemplo, batatas fritas, bolos e refrigerantes) e também a prática de comportamentos de risco em termos de segurança alimentar, o que pode provocar, por exemplo, intoxicações alimentares.

Para além disso, organizar um piquenique requer alguma coordenação prévia e poderá levar o seu tempo. A logística pode ser desafiante, pelo que deve optar por fazer escolhas práticas e mais amigas do ambiente.

De facto, um piquenique pode ser altamente nutritivo, mas para isso é necessário um correto planeamento. Em seguida encontra algumas sugestões práticas para tornar o seu piquenique delicioso e nutritivo:

Para petiscar

Em vez de aperitivos, fritos e salgados, opte por levar cenouras cruas, aipo, pepino e tomate cherry. Poderá combiná-los com húmus ou guacamole caseiro, por exemplo. Salgados, quiches, empadas e alimentos pré-preparados são frequentemente ricos em gordura (óleo, natas, manteiga, etc.), pelo que deverão ser evitados.

Saladas frescas

As saladas são uma opção ideal para combinar vários alimentos nutritivos. Têm a vantagem de não ser preciso aquecê-las e poder, inclusive, levá-las em potes de vidro individuais, para economizar espaço. Opções leves para bases para a salada são: alface, espinafres, rúcula, canónigos, curgete espiralizada ou ”arroz” de couve-flor.

Para uma opção com hidratos de carbono, poderá juntar quinoa, cuscuz, trigo sarraceno, bulgur, massa integral ou outros grãos integrais. Complemente com uma fonte proteica, por exemplo: atum e outras conservas de peixe, salmão fumado, frango desfiado, grão, feijão, tofu ou ovo cozido durante mais de 12 minutos. Adicione ingredientes frescos, tais como: tomate, cenoura ralada, beterraba, milho, pepino, couve-roxa e cebola, e acrescente sementes ou frutos secos, se desejar;

Opte por temperar com azeite, vinagre, limão e ervas aromáticas ou com um pouco de molho pesto, humús ou guacamole e evite molhos como a maionese ou o molho de iogurte, que podem deteriorar-se facilmente. Leve os temperos à parte, para apenas temperar no momento de consumo.

Para prevenir intoxicações alimentares, evite alimentos tais como carne picada, tártaros, frutos do mar, peixe cru e sushi, ovos mal cozidos, queijos frescos e outros produtos lácteos.

Sandes

O pão é um alimento versátil, que garantirá energia para o resto do dia. Opte por pão de mistura ou variedades integrais para aumentar o aporte de fibra e evite pão embalado de longa duração, uma vez que tem muitos aditivos desnecessários, como açúcar, óleos e conservantes. Tenha particular atenção ao recheio, seguindo as mesmas regras que as saladas. Os wraps integrais também podem ser uma opção.

Hambúrgueres vegetarianos

Têm menor risco de contaminação por microrganismos que a carne picada e podem são fáceis de consumir. Poderá experimentar fazer um hambúrguer de grão, feijão, seitan ou tempeh, por exemplo.

Fruta

As frutas são um snack agradável para consumir à sobremesa ou nos intervalos entre as refeições. Prefira levar a fruta pronta a consumir (lavada, descascada e cortada). Poderá inclusive cortar melancia em cubos e comer com um palito, ou fazer espetadas de fruta. Frutos vermelhos, uvas, maçãs, peras e bananas, são também opções práticas. Poderá ainda acrescentar um topping de manteiga de frutos secos, para uma opção mais saciante.

Snacks

Se para além da fruta lhe apetecer algo doce, poderá optar por trufinhas energéticas, tâmaras recheadas com manteigas de frutos secos, barrinhas de frutos secos, panquecas, muffins ou bolos caseiros sem adição de óleos ou açúcar. Evite colocar cobertura nos bolos para não derreter, deteriorar ou sujar, bem como iogurtes e sobremesas lácteas.

Água

 Beber água ao longo do dia é fundamental para hidratar convenientemente o seu organismo, até porque mais de 50% do corpo humano consiste em água. Com o aumento da temperatura, as perdas de água aumentam, pelo que é essencial restituir o equilíbrio hídrico;

 A água deverá ser a bebida de eleição e poderá ser aromatizada com limão, menta, canela, gengibre, laranja e outros frutos. Os Chás frios também são uma excelente opção, mas evite refrigerantes e sumos de fruta açucarados.

Para além destas dicas, procure levar uma mala térmica e cuvetes de gelo, para garantir a segurança alimentar. Adicionalmente, evite embalagens de plástico e prefira recipientes e garrafas de vidro ou de outros materiais reutilizáveis.

Através destas sugestões, um piquenique tem tudo para ser um excelente momento de convívio, repleto de refeições variadas, práticas, seguras e nutritivas, onde a fruta fresca e a água não podem faltar.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Diz quem sabe: coaching e empreendedorismo durante a pandemia

O momento que vivemos levou a que muitas pessoas tivessem de procurar alternativas aos empregos tradicionais.

Lifestyle

Diz quem sabe: este caso real prova que é possível poupar no crédito habitação

Saiba como, através destas dicas.

Comportamento

Diz quem sabe: Vai ficar tudo bem no regresso à escola

Os conselhos de parental coach Carolina Vale Quaresma para esta nova fase.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel