O Ódio que Semeias foi publicado originalmente em 2017, mas podia ter surgido nas livrarias hoje. Nesta obra, Angie Thomas apresenta-nos uma história que explica a importância do movimento Black Lives Matter. Através de Starr, a protagonista, o leitor é sensibilizado para a discriminação, racismo, ódio e abuso policial que se vive atualmente no Estados Unidos da América. Experiência que rapidamente pode encontrar equivalente em todo o mundo. 

Starr é uma jovem negra que assiste à morte de um amigo às mãos de um polícia caucasiano. Um jovem que não cometeu qualquer delito que perde a vida num momento chocante e sem sentido. A partir daqui, a protagonista vive um doloroso processo de luto, mas também se torna mais ativa numa luta por justiça e igualdade. Mesmo quando existem pressões para que se cale e ignore o que aconteceu. Mesmo que os papéis de vítima e culpado muitas vezes sejam trocados em benefício de uma mentira. As emoções são fortes e torna-se impossível não sentir empatia, não entender esta revolta e não querer lutar por algo melhor.

Ao longo da narrativa, é muito curioso ver como a protagonista equilibra a vida familiar com a escolar. No bairro onde mora, maioritariamente negro, sente-se em casa mas, ao mesmo tempo, percebe uma tensão crescente perpetuada por organizações mais violentas. No colégio privado tenta enturmar-se numa realidade maioritariamente branca, muitas vezes sentido necessidade de disfarçar partes da sua personalidade ou de justificar certas escolhas ou pontos de vista. Através desta vivência, a autora explica-nos o que é o privilégio branco e descontrói ideias e preconceitos que já deveriam ter sido ultrapassados. 

Uma história que é dedicada a um público jovem-adulto, mas que pode e deve ser lida até por leitores mais maduros que ainda procuram entender o porquê de Black Lives Matter existir e ser tão importante defender este movimento. 

Sinopse:

Starr tem 16 anos e move-se entre dois mundos: o seu bairro periférico e problemático, habitado por negros como ela, e a escola que frequenta numa elegante zona residencial de brancos. O frágil equilíbrio entre estas duas realidades é quebrado quando Starr se torna a única testemunha do disparo fatal de um polícia contra Khalil, o seu melhor amigo. A partir daí, pairam sobre Starr ameaças de morte: tudo o que ela disser acerca do crime que presenciou pode ser usado a seu favor por uns, mas sobretudo como arma por outros.

O Ódio que Semeias é um poderoso romance juvenil, inspirado pelo movimento Black Lives Matter e pela luta contra a discriminação e a violência. O livro foi adaptado ao cinema e conta com Amandla Stenberg no papel principal.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Beleza e Saúde

Esta é a atividade física que nos deixa com mais fome

Estudo concluiu que pessoas que a praticam ingerem mais calorias.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel