Carolina Henke, fundadora do Café na Fábrica, da Brigadeirando e do recém-inaugurado Borogodó, é também um dos três pares de mãos que criaram a Salamaria, um novo conceito de charcutaria doce.

“A ideia surgiu primeiro na cabeça do Pedro Mouzinho, o meu marido, e do sócio, Pedro Barros, que já tinham outro projeto conjunto, o Dogs. Gostei da forma como aliaram um imaginário ligado à charcutaria, à carne, ao frio do talho, a um universo doce e delicado, o da pastelaria. Quis juntar-me a eles – tinha vontade de inovar, criar novas receitas, ter abertura para ser criativa. Acrescentei a minha experiência com a Brigadeirando, até porque já fazíamos salames, mas com uma nova força, uma nova perspetiva”, conta Carolina.

A criatividade e a experimentação foram os pontos de partida para esta carta inesperada que reinventa os sabores tradicionais da pastelaria. Ao clássico salame de chocolate e bolacha somam-se reinterpretações surpreendentes, todas com base de leite condensado. Entre os sabores mais procurados estão o creme Nutella, M&M’s, Oreo e Kinder, mas também o salame Red Velvet, que inova com o recheio inesquecível de queijo cremoso. Ingredientes típicos portugueses, como o figo, as nozes e o vinho do Porto, encontram um novo lugar na carta da Salamaria, que recupera as tradições da nossa cozinha, acrescenta-lhes novidade e modernidade em composições que desafiam o paladar. 

“Encontro inspiração nas pessoas. Quando estou na minha cozinha, quando tento concretizar as receitas que imagino, gosto de acreditar que estou a acrescentar uma parte de mim aos meus doces e a quem os vai provar. Cozinhar também é uma espécie de um dom”, acrescenta a co-fundadora da marca.
 

No acolhedor espaço da Salamaria, no Lx Factory, podemos deixar-nos levar pela gula e pelas criativas combinações doces criadas por Carolina Henke todos os dias, entre as 13 e as 18 horas. Agora, os salames também estão disponíveis para encomenda online através do site da marca irmã Brigadeirando, em www.brigadeirando.pt

Percorra a galeria e veja as deliciosas opções!

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Soluções de roupa interior para mulheres que têm mamas assimétricas

Neste episódio da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para quem tem seios de tamanhos, formas, posições ou volumes diferentes.

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Celebridades

Ariana Grande assume novo namorado

A artista partilhou fotografias bastante explícitas.

Moda

Parfois: a mala do verão a menos de 8 euros

Não há como não adorar os saldos.

Beleza e Saúde

Coronavírus: Casados há 53 anos, morreram de mãos dadas, no mesmo dia

Falamos de um casal do Texas, de 80 e 79 anos, internados por pouco mais de uma semana.

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Lifestyle

Livro da semana: "Uma Gaiola de Ouro", uma história que é um grito feminista

Um livro de Camilla Läckberg, publicado pela Suma de Letras.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Lifestyle

Vídeo viral mostra como picar um dente de alho em 10 segundos

Quer a cozinha seja ou não o seu forte, esta técnica promete facilitar o processo.

Lifestyle

4 dicas de poupança financeira para mulheres empreendedoras

No primeiro episódio da rubrica Finanças de A a Z, deixo algumas sugestões para criar um negócio e potenciar o seu crescimento.

Celebridades

Em tempos de pandemia, foi assim que Khloé Kardashian celebrou o aniversário

O evento teve direito a máscaras personalizadas - mas não só.

Inspirações

Normalizar corpos normais: o movimento que se tornou viral

Pessoas de todo o mundo têm partilhado imagens dos respetivos corpos, de modo a provar que é normal sermos diferentes.

€2,95 por edição 20% desconto  

Papel