Nem de propósito! Tive uma semana em cheio e, por isso, o desafio escolhido foi resumir as dicas de um livro no qual queria pegar há muito. Nos últimos dias, usei a minha #cartabranca para perceber como é que posso ser mais produtiva quando sinto que não tenho tempo para nada.

Assinado por Donald Roosdesigner, empresário e professor -, a obra de que vos falo chama-se “Não Leias Este Livro – Ideias e Planeamento para Pessoas Criativas”. E toda a gente sabe que o fruto proibido é o mais apetecido. Como assim, “não leio este livro“? Leio, sim.

Ora, o autor desenvolveu um método que se revela bastante eficaz na hora de definir prioridades. “O Método da Lista-A-Não-Fazer baseia-se na ideia de que não podemos fazer tudo, mas também não é preciso. Amiúde pensamos que uma pessoa ocupada é uma pessoa bem-sucedida“, escreve.

Surpresa: não é bem assim. “Todavia, quem se dispõe a fazer muitas coisas apenas faz um pouco de tudo, o que acaba sempre por ser insuficiente. É melhor escolher poucas coisas e fazê-las bem e ignorar o resto. Mesmo que sejam boas ideias“, explica. Só assim, o nosso cérebro conseguirá ter paz e não a sensação de que há “coisas por acabar“.

Resumindo, Roos diz que devemos fazer uma lista com as coisas mais importantes que temos a fazer. Dessas, devemos selecionar cerca de três – as “mais importantes” – e riscar as restantes, deixando-as numa lista de coisas “a não fazer”. Aliás, o autor desenvolveu uma app que faz isto automaticamente – assim que realiza uma das três principais tarefas, fica com espaço para uma das “menos importantes”.

Para conseguir elaborar uma lista tão pequena e específica, Donald aconselha a que pense no coração – o que gostaria mesmo de fazer – em vez de atividades que também lhe possam dar dinheiro. Além disso, aconselha a que nos tornemos adeptos da “monotarefa”. “Quem desempenha uma tarefa de cada vez acaba por ser muito mais produtivo“, refere.

Mas que não haja ilusões! Ao longo do livro, o autor deixa uma série de pequenas dicas que podem ser postas em prática facilmente – inclusive, a nível profissional. O discurso de Roos é simples e nota-se, claramente, que sabe do que fala.

Aliás, embora defenda que a lista deve ser elaborada sem pensar muito em dinheiro, o autor também refere que devemos aceitar o trabalho que nos paga a renda, mesmo que não gostemos assim tanto dele, até nos conseguirmos dedicar àquilo que nos dá mais prazer.

No fundo, “Não Leias Este Livro” é um conjunto de páginas sem “palha”, dinâmico e com os pés (ou as letras) bem assentes na terra. É uma obra para quem procura aproveitar a vida ao máximo – e, para tal, há que aceitar os desequilíbrios e flutuações inerentes à arte de viver. Como em tudo, até para realizar uma simples lista, há que deixar algo de fora e procurar um equilíbrio saudável.

Quais as maiores dicas de produtividade que já vos deram? Contem-nos tudo, nas redes sociais, identifiquem a ACTIVA e usem a hashtag #cartabranca. Na próxima quinta, volto a escrever-vos. Até lá!

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Socorro, voltei ao ginásio

Juntem à minha ansiedade uma pitada de hipocondria e está o caldo entornado. Em tempo de pandemia, voltei aos treinos - eis o meu testemunho.

Beleza e Saúde

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

Beleza e Saúde

Testei máscaras faciais caseiras - e quase tive um ataque de ansiedade com uma delas

Façam o que fizerem, não utilizem este ingrediente na pele. A menos que não se importem de passar meia hora a livrar-se dele. Eis os resultados do meu desafio semanal.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel