A Educação de Eleanor, de Gail Honeyman e publicado pela Porto Editora, superou as expetativas que tinha.  A história é construída com tacto, de forma a nos envolver nela aos poucos e poucos, até ser impossível colocá-la de parte. Logo ao início, é possível perceber que Eleanor é uma mulher diferente. O seu comportamento causa estranheza e os seus pensamentos dão a certeza de que esta é uma figura com uma natureza invulgar. As fracas capacidades sociais são indícios para uma qualquer condição ou trauma, sendo que a forma como encara a própria solidão e a forma rotineira com que leva a vida claramente indicam que algo não está bem.

Ao início não tinha empatia pela protagonista, confesso. Sentia curiosidade em descobri-la, mas tinha dificuldade em colocar-me na sua pele e em entender as suas atitudes e pensamentos. Mas a mudança aconteceu! Eleanor acabou por se revelar uma personagem que dificilmente será esquecida, que tanto faz sorrir como emocionar. A forma sincera com que encara tudo é única e os mecanismos que encontra para fazer frente aos obstáculos que encontra impressionam.

É curioso pensar em como a mudança pode acontecer com tão pouco: um acontecimento aleatório, um estranho que se torna amigo. A forma como a autora operou as alterações nesta protagonista fazem acreditar que Eleanor é real. As mudanças acontecem de forma lenta, requerem “gatilhos” que despoletam pequenas alterações, sendo que estas levam a um maior autoconhecimento e à noção de que é preciso ultrapassar certas barreiras. Adorei acompanhar o caminho que Eleanor percorreu, e confesso que gostaria de continuar. Afinal, percebe-se o que poderá acontecer, mas não há a certeza.

O desenrolar da narrativa está bem conseguido e deixa perceber que este livro foi muito bem pensado. Existe uma história de fundo muito forte, que, apesar de não ser logo apresentada, está latente a todo o momento. Pequenas pistas que são dadas ao longo da leitura permitem-nos construir o passado de Eleanor, mas as certezas só surgem no fim, despoletando emoções fortes. A história, tal como as relações e a transformação da própria Eleanor, é bastante orgânica, cativa e faz acreditar que poderia estar a acontecer agora, no mundo real.

De forma sensível, real, dura e até com sentido de humor, somos levados a conhecer o lado dos que ficam após um acontecimento terrível. É uma visão diferente, que nos faz pensar sobre as marcas que as más acções dos outros nos podem deixar. Esta é uma leitura que toca e que dificilmente será esquecida. 

Sinopse:

Eleanor Oliphant tem uma vida perfeitamente normal – ou assim quer acreditar. É uma mulher algo excêntrica e pouco dotada na arte da interação social, cuja vida solitária gira à volta de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe.

Porém, a rotina que tanto preza fica virada do avesso quando conhece Raymond – o técnico de informática do escritório onde trabalha, um homem trapalhão e com uma grande falta de maneiras – e ambos socorrem Sammy, um senhor de idade que perdeu os sentidos no meio da rua.

A amizade entre os três acaba por trazer mais pessoas à vida de Eleanor e alargar os seus horizontes. E, com a ajuda de Raymond, ela começa a enfrentar a verdade que manteve escondida de si própria, sobre a sua vida e o seu passado, num processo penoso mas que lhe permitirá por fim abrir o coração.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.