E como este mês é o início de férias para muitas pessoas, mas também termina para outras, é importante nesta altura de descanso mais alargado, chegar com as forças recarregadas e redobradas para um equilíbrio perfeito da nossa vida pessoal e profissional.

Também na nossa vida financeira e após alguns gastos nas férias, é necessário fazer um balanço, no sentido de perceber se ultrapassamos os gastos previstos ou não, se sim perceber no que gastamos mais dinheiro e porquê, se fossemos agora o que mudaríamos, etc.

É hora de regressar à rotina, e com ela também voltam os nossos compromissos financeiros, que muitos deles, nas férias ainda existiam.

Para isso deixo algumas dicas, para conseguir reequilibrar as finanças quando regressar de férias:

  1. Analise o extrato do cartão de crédito: Se utilizou o cartão de crédito nas férias está na altura de analisar em primeiro lugar se não teve custos acrescidos e depois fazer o pagamento da totalidade, de forma a não acumular juros
  2. Fazer o balanço pós-férias: Mesmo quando regressa de férias deve perceber quais foram todas as suas despesas e listá-las para perceber desde já o que gastou a mais e porque razão. Esta análise é fundamental, para começar a perceber quanto precisa de começar a poupar, para juntar para as próximas dentro de um orçamento estimado, que pode ser mais orientado se souber exatamente quanto gastou nestas férias.
  3. Analise e crie uma lista para as compras que vai fazer com o regresso às aulas das crianças, de forma a gastar apenas o que é necessário. Está quase a iniciar um novo ano letivo da escola e este ano com todas e as devidas precauções é também necessário fazer um orçamento de quanto estará a pensar gastar, para saber exatamente o que deve e precisa verdadeiramente de comprar.
  4. Faça um planeamento caso ainda não tenha, dos custos fixos e variáveis até ao final do ano, tendo em conta os gastos que obteve com as férias. Isto porque os gastos podem ter sido ultrapassados e caso tenha já um planeamento terá que ser ajustado.
  5. Equilibre as suas despesas de forma a poder ter uma salvaguarda financeira. Mesmo quando regressamos de férias onde gastamos o subsídio de férias e muitas das vezes ainda mais algum, é fundamental pensar, caso ainda não tenha, em criar uma poupança programada com o objetivo da reforma, que pode ser por exemplo colocando um valor mensal num PPR. Vai ver que vale a pena! Pense nisso!
  6. Analise despesas futuras, até ao final do ano. Desta forma consegue fazer uma previsão estimadas de quais os custos que poderá vir a ter, para não ter surpresas. Faça mesmo as contas a possíveis despesas supérfluas que possa ter, para ainda este ano as eliminar.
  7. Limpezas de verão! Não são da casa mas sim da sua vida financeira, dentro de casa. Passo a explicar. Muitas são as pessoas que tem em casa, algumas coisas que já não utilizam, algum equipamento, por exemplo, aproveite e coloque à venda em plataformas como o OLX, ou mesmo no Facebook. Já pensou em reutilizar material escolar, que tanto pode ajudar agora com o arranque do ano letivo que está aí à porta? Desta forma não precisa de comprar material novo. Aproveite e faça-o com a presença das crianças, para que se sintam parte do processo, para que percebam como é importante reutilizar e o que isso implica em termos de poupança.

Para que a sua vida financeira seja plena, é necessário ter a capacidade de análise a tudo o que a rodeia no seu dia-a-dia e perceber onde pode melhorar, de que forma, com que ferramentas e acreditar que é possível. E claro, pode contar sempre comigo para ajudar!

Já sabe, acompanhe estas e outras dicas aqui na Revista Activa e em: Instagram | Facebook | Linkedin

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Finanças de A a Z

Saiba como poupar no dia-a-dia sem sair de casa

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, partilho oito passos simples e práticos para poupar dinheiro no conforto do lar.

Finanças de A a Z

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Finanças de A a Z

Os passos necessários para alcançar a independência financeira

Neste episódio da rubrica Finanças de A a Z, abordo a melhor forma de falar sobre dinheiro e poupanças com os mais novos.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.