E como este mês é o início de férias para muitas pessoas, mas também termina para outras, é importante nesta altura de descanso mais alargado, chegar com as forças recarregadas e redobradas para um equilíbrio perfeito da nossa vida pessoal e profissional.

Também na nossa vida financeira e após alguns gastos nas férias, é necessário fazer um balanço, no sentido de perceber se ultrapassamos os gastos previstos ou não, se sim perceber no que gastamos mais dinheiro e porquê, se fossemos agora o que mudaríamos, etc.

É hora de regressar à rotina, e com ela também voltam os nossos compromissos financeiros, que muitos deles, nas férias ainda existiam.

Para isso deixo algumas dicas, para conseguir reequilibrar as finanças quando regressar de férias:

  1. Analise o extrato do cartão de crédito: Se utilizou o cartão de crédito nas férias está na altura de analisar em primeiro lugar se não teve custos acrescidos e depois fazer o pagamento da totalidade, de forma a não acumular juros
  2. Fazer o balanço pós-férias: Mesmo quando regressa de férias deve perceber quais foram todas as suas despesas e listá-las para perceber desde já o que gastou a mais e porque razão. Esta análise é fundamental, para começar a perceber quanto precisa de começar a poupar, para juntar para as próximas dentro de um orçamento estimado, que pode ser mais orientado se souber exatamente quanto gastou nestas férias.
  3. Analise e crie uma lista para as compras que vai fazer com o regresso às aulas das crianças, de forma a gastar apenas o que é necessário. Está quase a iniciar um novo ano letivo da escola e este ano com todas e as devidas precauções é também necessário fazer um orçamento de quanto estará a pensar gastar, para saber exatamente o que deve e precisa verdadeiramente de comprar.
  4. Faça um planeamento caso ainda não tenha, dos custos fixos e variáveis até ao final do ano, tendo em conta os gastos que obteve com as férias. Isto porque os gastos podem ter sido ultrapassados e caso tenha já um planeamento terá que ser ajustado.
  5. Equilibre as suas despesas de forma a poder ter uma salvaguarda financeira. Mesmo quando regressamos de férias onde gastamos o subsídio de férias e muitas das vezes ainda mais algum, é fundamental pensar, caso ainda não tenha, em criar uma poupança programada com o objetivo da reforma, que pode ser por exemplo colocando um valor mensal num PPR. Vai ver que vale a pena! Pense nisso!
  6. Analise despesas futuras, até ao final do ano. Desta forma consegue fazer uma previsão estimadas de quais os custos que poderá vir a ter, para não ter surpresas. Faça mesmo as contas a possíveis despesas supérfluas que possa ter, para ainda este ano as eliminar.
  7. Limpezas de verão! Não são da casa mas sim da sua vida financeira, dentro de casa. Passo a explicar. Muitas são as pessoas que tem em casa, algumas coisas que já não utilizam, algum equipamento, por exemplo, aproveite e coloque à venda em plataformas como o OLX, ou mesmo no Facebook. Já pensou em reutilizar material escolar, que tanto pode ajudar agora com o arranque do ano letivo que está aí à porta? Desta forma não precisa de comprar material novo. Aproveite e faça-o com a presença das crianças, para que se sintam parte do processo, para que percebam como é importante reutilizar e o que isso implica em termos de poupança.

Para que a sua vida financeira seja plena, é necessário ter a capacidade de análise a tudo o que a rodeia no seu dia-a-dia e perceber onde pode melhorar, de que forma, com que ferramentas e acreditar que é possível. E claro, pode contar sempre comigo para ajudar!

Já sabe, acompanhe estas e outras dicas aqui na Revista Activa e em: Instagram | Facebook | Linkedin

Palavras-chave

Relacionados

Finanças de A a Z

Saiba como poupar no dia-a-dia sem sair de casa

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, partilho oito passos simples e práticos para poupar dinheiro no conforto do lar.

Finanças de A a Z

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Finanças de A a Z

Os passos necessários para alcançar a independência financeira

Neste episódio da rubrica Finanças de A a Z, abordo a melhor forma de falar sobre dinheiro e poupanças com os mais novos.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.