E como este mês é o início de férias para muitas pessoas, mas também termina para outras, é importante nesta altura de descanso mais alargado, chegar com as forças recarregadas e redobradas para um equilíbrio perfeito da nossa vida pessoal e profissional.

Também na nossa vida financeira e após alguns gastos nas férias, é necessário fazer um balanço, no sentido de perceber se ultrapassamos os gastos previstos ou não, se sim perceber no que gastamos mais dinheiro e porquê, se fossemos agora o que mudaríamos, etc.

É hora de regressar à rotina, e com ela também voltam os nossos compromissos financeiros, que muitos deles, nas férias ainda existiam.

Para isso deixo algumas dicas, para conseguir reequilibrar as finanças quando regressar de férias:

  1. Analise o extrato do cartão de crédito: Se utilizou o cartão de crédito nas férias está na altura de analisar em primeiro lugar se não teve custos acrescidos e depois fazer o pagamento da totalidade, de forma a não acumular juros
  2. Fazer o balanço pós-férias: Mesmo quando regressa de férias deve perceber quais foram todas as suas despesas e listá-las para perceber desde já o que gastou a mais e porque razão. Esta análise é fundamental, para começar a perceber quanto precisa de começar a poupar, para juntar para as próximas dentro de um orçamento estimado, que pode ser mais orientado se souber exatamente quanto gastou nestas férias.
  3. Analise e crie uma lista para as compras que vai fazer com o regresso às aulas das crianças, de forma a gastar apenas o que é necessário. Está quase a iniciar um novo ano letivo da escola e este ano com todas e as devidas precauções é também necessário fazer um orçamento de quanto estará a pensar gastar, para saber exatamente o que deve e precisa verdadeiramente de comprar.
  4. Faça um planeamento caso ainda não tenha, dos custos fixos e variáveis até ao final do ano, tendo em conta os gastos que obteve com as férias. Isto porque os gastos podem ter sido ultrapassados e caso tenha já um planeamento terá que ser ajustado.
  5. Equilibre as suas despesas de forma a poder ter uma salvaguarda financeira. Mesmo quando regressamos de férias onde gastamos o subsídio de férias e muitas das vezes ainda mais algum, é fundamental pensar, caso ainda não tenha, em criar uma poupança programada com o objetivo da reforma, que pode ser por exemplo colocando um valor mensal num PPR. Vai ver que vale a pena! Pense nisso!
  6. Analise despesas futuras, até ao final do ano. Desta forma consegue fazer uma previsão estimadas de quais os custos que poderá vir a ter, para não ter surpresas. Faça mesmo as contas a possíveis despesas supérfluas que possa ter, para ainda este ano as eliminar.
  7. Limpezas de verão! Não são da casa mas sim da sua vida financeira, dentro de casa. Passo a explicar. Muitas são as pessoas que tem em casa, algumas coisas que já não utilizam, algum equipamento, por exemplo, aproveite e coloque à venda em plataformas como o OLX, ou mesmo no Facebook. Já pensou em reutilizar material escolar, que tanto pode ajudar agora com o arranque do ano letivo que está aí à porta? Desta forma não precisa de comprar material novo. Aproveite e faça-o com a presença das crianças, para que se sintam parte do processo, para que percebam como é importante reutilizar e o que isso implica em termos de poupança.

Para que a sua vida financeira seja plena, é necessário ter a capacidade de análise a tudo o que a rodeia no seu dia-a-dia e perceber onde pode melhorar, de que forma, com que ferramentas e acreditar que é possível. E claro, pode contar sempre comigo para ajudar!

Já sabe, acompanhe estas e outras dicas aqui na Revista Activa e em: Instagram | Facebook | Linkedin

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Finanças de A a Z

Saiba como poupar no dia-a-dia sem sair de casa

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, partilho oito passos simples e práticos para poupar dinheiro no conforto do lar.

Finanças de A a Z

Entenda como criar objetivos de poupança em família

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z, explico-lhe como conseguir fazer um planeamento financeiro de modo a juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Finanças de A a Z

Os passos necessários para alcançar a independência financeira

Neste episódio da rubrica Finanças de A a Z, abordo a melhor forma de falar sobre dinheiro e poupanças com os mais novos.

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.