Olive Kitteridge é um livro de Elizabeth Strout publicado pela Alfaguara. Uma obra bonita e sensível que quase faz acreditar que apresenta relatos reais. Ao longo destas páginas, a autora apresenta diferentes personagens, que vivem uma pequena cidade dos EUA. As figuras cruzam-se e acabam sempre por ter um denominador comum, mesmo quando as suas histórias nada parecem estar ligadas umas às outras.

É um romance apesar de aparentar ser um conjunto de contos. É que cada capítulo foca-se numa personagem ou conjunto de personagens, parecendo encerrar ali uma história. Contudo, Olive Kitteridge acaba sempre por surgir, destacar-se e fazer a diferença. É por isso mesmo que a sentimos como a personagem principal da obra, mesmo quando está ausente. E Olive pode não conquistar ao início. É uma mulher com uma personalidade muito forte, de aparência rude e dura, muitas vezes causando um impacto negativo. Contudo, conforme os capítulos vão avançando, passamos a conhecê-la melhor, a entendê-la e vê-la com carinho. O impacto positivo que ela provoca nos outros conquista. 

No início da leitura, senti que esta iria ser uma leitura pouco marcante, mas estava enganada. Com o avançar da leitura, comecei a sentir-me arrebatada pelas histórias apresentadas. Sentia que elas podiam estar a acontecer. Vi situações vividas por mim e por pessoas próximas de mim ali descritas. Acreditei verdadeiramente que tudo aquilo poderia ser verdade. É que Elizabeth Strout traz uma forma humanidade e realismo às suas personagens. Nenhum é perfeita, todas têm os seus pontos fortes e falhas, todas parecem ser retratos de pessoas reais. É por isso que digo que este livro fala de histórias que podiam ser as nossas.

As situações descritas ali são como a vida. Têm momentos felizes, dor, amor, tristeza, sentido de comunidade, perda, solidariedade, solidão, esperança, reconciliação, coragem, desespero, resiliência, renovação, dúvida, traição, saudosismo.  Tudo isto faz com que as personagens e as histórias de cada uma possuam uma grande riqueza. Ler este livro é sentir a vida, é recordar que tudo isto é efémero e precioso, é reconhecer que só fazemos sentido em comunidade. 

Sinopse:

Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil.

E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os segredos e os dramas dos habitantes da vila: o desespero de um exaluno que perdeu a vontade de viver; uma pianista alcoólica vítima de uma mãe castradora; uma mãe destroçada pelo crime hediondo do filho; um homem que descobre a ferocidade e as consequências do amor; e a solidão da própria família de Olive, à mercê dos seus caprichos.
Lamentando os ventos de mudança que varrem a sua vila e o mundo, sempre pronta a apontar um dedo crítico, Olive nem sempre dedica aos que a rodeiam a sensibilidade ou tolerância que mereceriam. Mas à medida que todas estas vidas se vão entrelaçando, Olive começa a conhecer-se melhor e a compaixão – pelos outros e por si própria – ganha terreno ao preconceito.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

É mesmo o que esta altura do ano pede.

Moda

Eiza González dá lição de estilo (acessível) para ocasiões casuais

A atriz foi fotografada a passear em Los Angeles com um visual confortável, que queremos recriar já!

Moda

Alerta tendência: o verde está em alta neste outono

A cor está em todo o lado - e ainda bem. Conheça as nossas sugestões de peças que valorizam qualquer guarda-roupa.

Lifestyle

JÚNIOR Fest: Vem aí mais uma edição do festival para os mais novos

Este ano, o festival da VISÃO Júnior vai até tua casa! Conta connosco para te divertires no dia 14 de novembro.

Lifestyle

Afinal, treinar de manhã faz mesmo a diferença?

Experimentei acordar uma hora mais cedo que o habitual para treinar. Eis o que senti que mudou.

Beleza e Saúde

O Dia Mundial da Psoríase (re)lembra a importância de quebrar o estigma

A data comemorativa assinala-se a 29 de outubro.

Moda

Este é o body que procurávamos esta estação

E custa apenas 19,90 euros.

Moda

40 peças marcantes da coleção de outono-inverno da Zara

Vestidos originais e inspiração nos visuais masculinos.

Moda

Conheça as peças da coleção de joias de Angie Costa e da Anjewels

Brincos, anéis e fios inspirados na moeda americana.

Lifestyle

20 filmes de Halloween para quem não gosta de terror

Quem disse que os filmes recomendados para esta data tinham de assustar? Nada disso!

Beleza e Saúde

Queda de cabelo sazonal: vamos combatê-la neste outono?

Nós explicamos-lhe como, passo a passo.