Lockdown – Inimigo Invisível, é um livro de Peter May, publicado pela Marcador, que prova que a ficção muitas vezes se aproxima da realidade. Trata-se de uma obra que retrata um mundo em quarentena devido à ameaça mortal de um novo vírus. Um conceito que, atualmente é mais do que verosímil devido à atual pandemia. Contudo, este livro foi escrito há 15 anos e, na altura, não foi publicado por a editora achar o conceito demasiado irreal.

Com a ameaça atual provocada pelo novo coronavírus, Peter May recuperou o rascunho e a editora aceitou publicá-lo. Foi assim que Lockdown – Inimigo Invisível chegou às livrarias e roubou atenções. É que o tema atual torna-se apelativo, mas esta obra tem ainda outras elementos que proporcionam uma boa leitura. Existe um mistério cativante, personagens interessantes e um ritmo rápido e com bom encadeamento que faz com que se deseje saber a conclusão.

No caso desta obra, a pandemia é provocada por uma mutação do vírus da gripe das aves. As medidas de prevenção impostas são mais duras do que aquelas que assistimos em 2020, mas a ação do vírus da ficção também é mais perigosa. Ainda assim, é fácil imaginar o ambiente de tensão que é descrito. No meio de tudo isto, o aparecimento de ossadas de uma criança acaba por ser o motor que faz mover toda a narrativa. Tal como o detective MacNeil, também o leitor vai desejar saber quem era aquela vítima, quem lhe fez mal e qual terá sido o motivo que provocou a sua morte.

O desenrolar dos acontecimentos é rápido, havendo sempre algo a acontecer ou alguma nova informação a surgir. Isto faz com que a leitura avance a bom ritmo e depressa cheguemos à conclusão da história. As motivações gerais fazem sentido e levam-nos a questionar a nossa própria atualidade e o que não é dito ou exposto. Por ser uma obra rápida e focada na acção, as personagens acabam por ter uma construção algo superficial, mas que funciona no panorama geral da trama.

Peter May conseguiu criar uma história com boa intriga e num ambiente que todos nós conseguimos entender. Mesmo que na altura que ele o tenha imaginado tivesse parecido impossível aos olhos de todos. Lockdown – Inimigo Invisível revela-se um thriller intenso e pertinente. 

Sinopse:
Escrito há mais de quinze anos, este thriller presciente e cheio de suspense decorre numa cidade em quarentena e explora a experiência humana sob o domínio de um vírus assassino.
Londres é o epicentro de uma pandemia global e a cidade está completamente confinada. A violência e a agitação espreitam por toda a parte e ninguém se encontra a salvo do vírus mortal que já ceifou milhares de vidas. Os hospitais estão sobrelotados e os serviços de emergência são impotentes. O inspetor Jack MacNeil demitiu-se da polícia, está divorciado e preocupado com o filho, que parece ter contraído o vírus. No seu último dia de trabalho, é ainda enviado para resolver o homicídio de uma criança, aparentemente relacionado com um saco de ossos encontrado na obra de um hospital de emergência. O culpado cruel faz tudo o que pode para frustrar MacNeil e a corrida contra o tempo começa numa Londres em confinamento. Quem deterá MacNeil primeiro: o vírus ou o assassino?

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Este óleo promete proteger a pele do rosto do frio

Com a chegada do outono, começamos a ter preocupações diferentes com a nossa pele.

Moda

Não vai acreditar no preço deste casaco

Uma solução cheia de estilo para acrescentar aos seus visuais de outono.

Lifestyle

O novo manifesto da Sport Zone é verdadeiramente inspirador

A marca partilha 5 histórias tocantes, nas quais o desporto é uma fonte de motivação diária.

Beleza e Saúde

Nem imagina o que a canábis pode fazer pela sua pele

Uma nova linha a descobrir.

Moda

Conheça os principais motivos para as mulheres não tirarem partido da imagem

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, identifico as razões pelas quais muitas mulheres não se sentem felizes com a aparência e como ultrapassá-las com a ajuda da moda.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: é possível distinguir uma gripe de Covid-19?

Entenda a explicação, segundo um médico virologista.

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Falafels de espinafres no forno: de comer e chorar por mais

A nutricionista Rita Pereira partilha esta receita, passo a passo, para uma refeição (ou um snack) vegetariano, saboroso e que só faz bem à saúde.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.