Lockdown – Inimigo Invisível, é um livro de Peter May, publicado pela Marcador, que prova que a ficção muitas vezes se aproxima da realidade. Trata-se de uma obra que retrata um mundo em quarentena devido à ameaça mortal de um novo vírus. Um conceito que, atualmente é mais do que verosímil devido à atual pandemia. Contudo, este livro foi escrito há 15 anos e, na altura, não foi publicado por a editora achar o conceito demasiado irreal.

Com a ameaça atual provocada pelo novo coronavírus, Peter May recuperou o rascunho e a editora aceitou publicá-lo. Foi assim que Lockdown – Inimigo Invisível chegou às livrarias e roubou atenções. É que o tema atual torna-se apelativo, mas esta obra tem ainda outras elementos que proporcionam uma boa leitura. Existe um mistério cativante, personagens interessantes e um ritmo rápido e com bom encadeamento que faz com que se deseje saber a conclusão.

No caso desta obra, a pandemia é provocada por uma mutação do vírus da gripe das aves. As medidas de prevenção impostas são mais duras do que aquelas que assistimos em 2020, mas a ação do vírus da ficção também é mais perigosa. Ainda assim, é fácil imaginar o ambiente de tensão que é descrito. No meio de tudo isto, o aparecimento de ossadas de uma criança acaba por ser o motor que faz mover toda a narrativa. Tal como o detective MacNeil, também o leitor vai desejar saber quem era aquela vítima, quem lhe fez mal e qual terá sido o motivo que provocou a sua morte.

O desenrolar dos acontecimentos é rápido, havendo sempre algo a acontecer ou alguma nova informação a surgir. Isto faz com que a leitura avance a bom ritmo e depressa cheguemos à conclusão da história. As motivações gerais fazem sentido e levam-nos a questionar a nossa própria atualidade e o que não é dito ou exposto. Por ser uma obra rápida e focada na acção, as personagens acabam por ter uma construção algo superficial, mas que funciona no panorama geral da trama.

Peter May conseguiu criar uma história com boa intriga e num ambiente que todos nós conseguimos entender. Mesmo que na altura que ele o tenha imaginado tivesse parecido impossível aos olhos de todos. Lockdown – Inimigo Invisível revela-se um thriller intenso e pertinente. 

Sinopse:
Escrito há mais de quinze anos, este thriller presciente e cheio de suspense decorre numa cidade em quarentena e explora a experiência humana sob o domínio de um vírus assassino.
Londres é o epicentro de uma pandemia global e a cidade está completamente confinada. A violência e a agitação espreitam por toda a parte e ninguém se encontra a salvo do vírus mortal que já ceifou milhares de vidas. Os hospitais estão sobrelotados e os serviços de emergência são impotentes. O inspetor Jack MacNeil demitiu-se da polícia, está divorciado e preocupado com o filho, que parece ter contraído o vírus. No seu último dia de trabalho, é ainda enviado para resolver o homicídio de uma criança, aparentemente relacionado com um saco de ossos encontrado na obra de um hospital de emergência. O culpado cruel faz tudo o que pode para frustrar MacNeil e a corrida contra o tempo começa numa Londres em confinamento. Quem deterá MacNeil primeiro: o vírus ou o assassino?

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.