A Quinta é um livro de Joanne Ramos publicado pelas Edições Saída de Emergência. Trata-se de uma leitura que aborda os sacrifícios que as mulheres são capazes de fazer por aqueles que mais amam. Através da história de várias personagens, abordam-se diferentes temáticas que poderão criar identificação com muitas leitoras.

A obra é apresentada como distopia, mas atenção que tem apenas noções leves desse subgénero. Afinal, só o conceito de espaço onde mulheres geram bebés para a elite é que pode ser considerado mais irrealista. De resto, todos os elementos são inspirados em situações reais com as quais a autora contactou. Joanne Ramos inspira-se em casos de mulheres que migraram das Filipinas para os EUA com o objetivo de trabalhar e encontrar maior qualidade de vida. Para elas e para a família que ficou no país de origem. É nestes casos que a autora reflete sobre os muitos sacrifícios que são feitos, sobre a forma como estas mulheres são usadas e sobre as comunidades que acabam por formar.

Jane é a protagonista, mas Ate, Reagan e Mae também têm grande destaque. São mulheres que se colocaram para segundo planos por diferentes motivos. Sendo assim, é inevitável que tenhamos maior ligação com umas e não tanto com outras. Mesmo assim, entende-se os motivos das quatro. É curioso ver as cooperações obtidas e forma como, por vezes, se usam umas às outras. A autora faz assim pensar que qualquer pessoa pode ser manipulada, sendo para isso apenas necessário saber com que traços de personalidade se deve jogar.

Ao longo da leitura, somos sempre levados a refletir sobre alguns dilemas morais. O que as personagens fizeram foi correto? O que faríamos nós se estivéssemos naquela situação? Seríamos capazes de perdoar? Conseguiríamos fazer tal sacrifício? Qual o limite do amor? Tudo isto, e muito mais, faz-nos perceber que , só em situações limite, temos verdadeiro conhecimento de quem nós somos e do que somos capazes de fazer ou até aguentar. 

Joanne Ramos cria uma história interessante, mas que tem a sua maior força nas personagens e nas ligações que estabelecem. Existem momentos que podem parecer demasiado parados devido às reflexões feitas, mas que fazem sentido no contexto geral. Uma leitura pertinente e agradável. 

Sinopse:
Golden Oaks é um retiro luxuoso onde as mulheres encontram todo o tipo de serviços: refeições orgânicas, professores de fitness, massagens diárias – e tudo a custo zero. De facto, quem aqui reside ainda recebe uma elevada quantia de dinheiro. A contrapartida? Durante nove meses não pode deixar o espaço, os seus movimentos são monitorizados e tem de cortar os laços com a sua vida anterior enquanto se dedica a uma única tarefa: produzir o bebé perfeito para os clientes super-ricos. Jane, uma imigrante das Filipinas, está desesperada por um futuro melhor quando, depois de um processo rigoroso, é selecionada para ser “Hospedeira” em Golden Oaks – ou na Quinta, como os residentes lhe chamam. Mas grávida, frágil e preocupada com o bem-estar da sua
família, Jane está determinada a contactar os seus. No entanto, se deixar a Quinta, perde a recompensa financeira que poderia mudar a sua vida para sempre.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.