De acordo com dados da Pordata, atualmente, cerca de 21% da população portuguesa tem mais de 65 anos. Existem cada vez mais idosos a viver de forma independente, mas os perigos estão sempre à espreita: quedas, incêndios e assaltos são algumas das situações mais comuns entre os adultos mais velhos. Na semana em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, a Prosegur partilha seis dicas para ajudar a garantir a segurança das pessoas mais velhas.

1. Ter os contactos de emergência sempre à mão

Ter sempre uma lista atualizada de números importantes, de leitura fácil, para o caso de se deparar com uma situação de perigo ou medo. Nesta lista devem constar o Número Europeu de Emergência (112), o contacto de um familiar ou amigo próximo e o número da esquadra local.

2. Adaptar a casa

As quedas estão entre os principais acidentes com idosos. Por isso, é imprescindível ter a casa preparada para reduzir o risco das mesmas. Remover tapetes e móveis antigos e desnecessários, evitar pilhas de jornais, sapatos e roupa no chão, e ter uma decoração minimalista são algumas sugestões que podem facilmente pôr-se em prática. Por outro lado, deve apostar-se em equipamentos de apoio à mobilidade, nomeadamente na casa de banho.

3. Proteger a casa de incêndios

É uma recomendação para todas as pessoas, mas sobretudo para as que têm menor capacidade de reação. Instalar um detetor de fumo ou monóxido de carbono, substituir os filtros do exaustor com frequência, certificar que os aquecedores estão distanciados de materiais facilmente inflamáveis, desligar todos os aparelhos eletrónicos antes de ir dormir ou não colocar demasiados cabos elétricos na mesma extensão são algumas medidas que ajudam a diminuir o risco de incêndio dentro das habitações.

4. Acesso a medicamentos

Com o avanço da idade, a memória pode ser afetada. Assim, recomendamos a colocação dos medicamentos em caixas ou frascos etiquetados com o nome dos medicamentos, bem como a sua dosagem.

5. Teleassistência móvel

Considerar a aquisição de um dispositivo de teleassistência – um aparelho que fornece ao utilizador uma Central de Teleassistência a cargo de profissionais especializados, que ajuda em situações de emergência, avisando os serviços médicos e a família, se for necessário. Além de um botão de emergência, este dispositivo dá ainda acesso a aconselhamento médico, tem sensor de queda e de inatividade, geolocalização e permite fazer ligação a uma central de teleassistência que está disponível 24 horas. O objetivo destes dispositivos é facilitar os cuidados de saúde, oferecendo uma observação não intrusiva e monitorizando a saúde do utilizador.

6. Cuidados durante as visitas

Em contexto de pandemia, os idosos são doentes de risco e não devem, por isso, receber visitas com regularidade. Assim, é fundamental os familiares e amigos redobrarem os seus cuidados durante estes encontros, higienizando as mãos e o calçado com frequência, utilizando máscara e mantendo o distanciamento social adequado.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.