De acordo com dados da Pordata, atualmente, cerca de 21% da população portuguesa tem mais de 65 anos. Existem cada vez mais idosos a viver de forma independente, mas os perigos estão sempre à espreita: quedas, incêndios e assaltos são algumas das situações mais comuns entre os adultos mais velhos. Na semana em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, a Prosegur partilha seis dicas para ajudar a garantir a segurança das pessoas mais velhas.

1. Ter os contactos de emergência sempre à mão

Ter sempre uma lista atualizada de números importantes, de leitura fácil, para o caso de se deparar com uma situação de perigo ou medo. Nesta lista devem constar o Número Europeu de Emergência (112), o contacto de um familiar ou amigo próximo e o número da esquadra local.

2. Adaptar a casa

As quedas estão entre os principais acidentes com idosos. Por isso, é imprescindível ter a casa preparada para reduzir o risco das mesmas. Remover tapetes e móveis antigos e desnecessários, evitar pilhas de jornais, sapatos e roupa no chão, e ter uma decoração minimalista são algumas sugestões que podem facilmente pôr-se em prática. Por outro lado, deve apostar-se em equipamentos de apoio à mobilidade, nomeadamente na casa de banho.

3. Proteger a casa de incêndios

É uma recomendação para todas as pessoas, mas sobretudo para as que têm menor capacidade de reação. Instalar um detetor de fumo ou monóxido de carbono, substituir os filtros do exaustor com frequência, certificar que os aquecedores estão distanciados de materiais facilmente inflamáveis, desligar todos os aparelhos eletrónicos antes de ir dormir ou não colocar demasiados cabos elétricos na mesma extensão são algumas medidas que ajudam a diminuir o risco de incêndio dentro das habitações.

4. Acesso a medicamentos

Com o avanço da idade, a memória pode ser afetada. Assim, recomendamos a colocação dos medicamentos em caixas ou frascos etiquetados com o nome dos medicamentos, bem como a sua dosagem.

5. Teleassistência móvel

Considerar a aquisição de um dispositivo de teleassistência – um aparelho que fornece ao utilizador uma Central de Teleassistência a cargo de profissionais especializados, que ajuda em situações de emergência, avisando os serviços médicos e a família, se for necessário. Além de um botão de emergência, este dispositivo dá ainda acesso a aconselhamento médico, tem sensor de queda e de inatividade, geolocalização e permite fazer ligação a uma central de teleassistência que está disponível 24 horas. O objetivo destes dispositivos é facilitar os cuidados de saúde, oferecendo uma observação não intrusiva e monitorizando a saúde do utilizador.

6. Cuidados durante as visitas

Em contexto de pandemia, os idosos são doentes de risco e não devem, por isso, receber visitas com regularidade. Assim, é fundamental os familiares e amigos redobrarem os seus cuidados durante estes encontros, higienizando as mãos e o calçado com frequência, utilizando máscara e mantendo o distanciamento social adequado.

Palavras-chave

Mais no portal

Inspirações

Caixa Solidária. Nuno Botelho criou movimento viral para ajudar quem mais precisa

Uma iniciativa que faz toda a diferença, principalmente em tempos de pandemia.

Beleza e Saúde

7 batons vermelhos que combinam na perfeição com o outono

Um clássico intemporal de beleza que faz tanto sentido na nova temporada.

Moda

Estas botas para o inverno são um investimento que rende durante o ano todo

Com estas sugestões, está garantido que terá estilo terá o melhor do estilo e do conforto a seus pés.

Comportamento

A ciência diz que esta é a melhor forma de expressar gratidão a alguém que amamos

De acordo com um estudo recente de psicologia, um simples "obrigado" ou destacar o sacrifício de alguém não geram as reações mais positivas.

Inspirações

Conheça Celmira Macedo: a professora que criou um alfabeto inclusivo

EKUI é o nome desta metodologia de desenho universal para aprender e comunicar.

Moda

Este tipo de roupa interior 'enfadonho' nunca foi tão popular

As necessidades das mulheres estão a mudar e, agora, dá-se mais valor ao conforto e à praticidade, bem como a um estilo casual.

Celebridades

Grávida, Emily Ratajkowski afirma: "Só vamos saber o género quando o nosso filho tiver 18 anos"

Entenda a linha de raciocínio da modelo, que espera o primeiro filho com o ator e produtor Sebastian Bear-McClard.

Beleza e Saúde

"Isto são os 40". Conheça os exercícios que esculpem o corpo de Kim Kardashian

A socialite quebrou a Internet com estas fotografias que provam que os 40 são os novos 20.

Beleza e Saúde

5 dicas para ultrapassar a quebra de energia pós-almoço

Saiba como acabar com aqueles momentos de moleza extrema que, normalmente, se seguem à hora de almoço.

Beleza e Saúde

A maquilhagem certa para valorizar cada formato de olhos

Na rubrica Beauty Spot desta semana. explico como identificar o seu tipo de olhos e, de seguida, os truques de maquilhagem que o valorizam.

Beleza e Saúde

Anti-queda: o que há de novo no combate a este problema

Nesta época do ano, a queda de cabelo é um problema comum a muitas mulheres.

Moda

12 botins que permitem mil e uma combinações nos seus visuais de inverno

Para combinar com vestidos estampados e românticos, calções ou calças 'flare' (entre muitas outras opções de estilo).