Andou por alguns dos melhores restaurantes londrinos, trabalho com nomes sonantes como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bossi ou Dieter Koschina e regressou a casa para trabalhar como sous-chef do prestigiado Pine Cliffs Resort, no Algarve.

Agora, a chef Lúcia Ribeiro tem também o seu programa de televisão e promete pôr-nos a todos a cozinhar alguns dos pratos mais emblemáticos da nossa gastronomia.

O canal Casa e Cozinha estreou, a 9 outubro, o programa “Cozinhamos Contigo”, que nos dá oportunidade de percorrer na companhia de Lúcia as cidades e os mercados mais tradicionais de Portugal à procura das melhores receitas. como Bacalhau com Todos, Bochechas de Porco no Forno, Arroz de Tamboril, Caldeirada de Peixe, ou a famosa sobremesa Sericaia.

Natural de Armação de Pêra, Lúcia Ribeiro formou-se em Gestão Internacional, em Londres, onde viveu mais de metade da sua vida, e trabalhou na banca e em restauração antes de se aventurar dentro de uma jaleca. Em 2012, decidiu seguir os seus instintos: investiu num curso de cozinha no Algarve e, incentivada pelos formadores, regressou a Londres, onde frequentou um curso de Alta Cozinha na Le Cordon Bleu.

Durante quatro anos, colaborou com nomes sonantes da cozinha, como Gordon Ramsay, Paul Walsh, Claude Bosi e Dieter Koschina. O currículo londrino acabou por abrir-lhe as portas para regressar a Portugal, onde trabalhou com Dieter Koschina no Vila Joya, antes de ser convidada a dirigir a equipa do projeto Mimo Algarve, no Pine Cliffs Resort, em 2018, onde dirigiu aulas de culinária, experiências gastronómicas como supper clubs ou showcookings.

Agora, a propósito da estreia do seu novo programa, tivermos oportunidade de falar com Lúcia, que nos revela um pouco mais do que podemos esperar deste formato e da sua experiência na área.

Da fine cuisine para os mercados. .. Parecem duas realidades muito distintas, mas eventualmente estão mais próximas do que se pensa. Pode-nos falar dessa relação?

Se pensarmos bem, até certo ponto passamos sempre por um mercado antes de chegarmos à cozinha. Na alta cozinha, os ingredientes têm que ter a maior qualidade possível e a relação entre alta cozinha e os mercados e até bastante próxima. Nós cá, em Portugal, temos o melhor do melhor de Norte a Sul do país.

– Como reagiu quando lhe apresentaram a ideia do “Cozinhamos consigo”?

Apareceram-me dois jornalistas no meu local de trabalho onde me fizeram uma pequena filmagem. Passados alguns meses soube que tinha sido escolhida para conduzir o programa. Fiquei super surpreendida pois nunca tinha pensado em ser apresentadora de um canal de culinária.

– O que a seduz na nossa gastronomia? Tem algum ingrediente ou prato de que goste mais?

A gastronomia portuguesa é a melhor do mundo no meu ver. A variedade que temos por região é incrível. De Norte a Sul do país come-se de tudo um pouco. Um dos ingredientes de que mais gosto é o tomate, e o prato que mais aprecio é uma boa Caldeirada de Lulas, principalmente se for feita pela minha madrinha.

– O programa foi gravado antes ou depois da pandemia?

Estava previsto ser gravado antes do confinamento, mas não foi possível. Gravámos tudo assim que começámos a desconfinar.

– Partia para os mercados já com uma ideia precisa do que ia cozinhar ou havia espaço para mudar conforme o que encontrava?

As pessoas com quem falamos nos mercados definiram o nosso menu.

– Como foi a sua experiência em Londres, trabalhando com chefs como Gordon Ramsey?

Foi muito positiva. Londres é uma cidade que me encanta e vivi lá durante 15 anos. Em Portugal por vezes acho que não temos noção da qualidade dos produtos com que trabalhamos na Alta Gastronomia no Reino Unido.  Aprendi muito pelas cozinhas da alta gastronomia em Londres. uma experiência que me abriu os olhos para o mundo da gastronomia.

– Alguma experiência ou chef que a tenha marcado particularmente?

Acho que a minha passagem pela cozinha do Paul Walsh (City Social, London), onde tive o privilégio de aprender com o Paul quase one to one pois ele tinha um prazer muito grande de ensinar para quem quer aprender.

– Regressar a Portugal estava nos seus planos? E foi tudo aquilo que imaginou?

Fui para londres fazer o curso no Le Cordon Bleu e fui ficando. Desta última vez estive lá três anos escolares, pois levei os meus filhos comigo. Ao regressar fui trabalhar para o Vila Joya (2* Dieter Kochina). Voltar fazia sempre parte do plano o percurso é que se foi alterando pouco a pouco … Neste momento sou Sous-chef Executiva do Pinecliffs Resort, estreiei o programa de cozinha a semana passada e comecei também um Mestrado de Ciências Gastronómicas na Universidade Nova de Lisboa

– O que faz um bom chef de cozinha?

Ser um bom comunicador, que entende o seu menu e a sua equipa na perfeição. uma pessoa que preste muita atenção ao detalhe, rigoroso e organizado.

– O ambiente que se vive é como nos filmes, em que a cozinha parece um cenário de um filme de ação, ou isso é apenas um mito?

Gostaria muito de dizer que era um mito … Infelizmente, a pressão é muita, trabalhamos muitas horas e o ambiente é por vezes muito tenso. Sou apologista que é possível fazer tudo igual sem parecer um filme de ação.

No final, ficámos com a receita de um delicioso Bacalhau com Todos, que faz parte do primeiro episódio:

Ingredientes (4 pessoas, tempo médio, dificuldade baixa)

5 postas de bacalhau demolhado

10 folhas de couve portuguesa

10 cenouras baby

2 folhas de louro

10 batatas baby

Azeite

4 ovos

Tomilho

6 alhos

Sal

Preparação:

Comece por aquecer em lume médio uma panela com água. Assim que começar a ferver adicione as batatas, as folhas de louro, um dente de alho, sem estar descascado, e as folhas de couve lavadas.

Passados uns minutos adicione o bacalhau e deixe cozinhar 10 minutos ou até que os ingredientes estejam cozinhados.

Numa panela à parte, adicione um pouco de água e coza os ovos durante cerca de 10 minutos. Assim que estiverem frios, retire as cascas.

De seguida, coloque o bacalhau num tabuleiro, juntamente com os vegetais e os ovos cozidos. Se necessário, adicione um pouco do caldo da preparação.

Numa frigideira à parte, aqueça um pouco de azeite e adicione os alhos finamente picados e uns raminhos de tomilho para aromatizar. Assim que estiver dourado, deite o preparado sobre o conteúdo do tabuleiro para que todos os ingredientes recebam esta mistura.

Por fim, nessa mesma frigideira, aloure ligeiramente as cenouras baby e decore o tabuleiro com elas.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Desperdício zero: a receita que foi um verdadeiro sucesso cá por casa

Uma combinação de ingredientes bastante simples, cujo resultado superou (e muito) as expectativas.

Lifestyle

Receitas Felizes: Bolo de chocolate Express

Descubra esta delícia saudável com apenas 4 ingredientes.

Lifestyle

Deliciosa, saudável e fácil: receita de Beterraba Fumada com Citrinos e Agrião

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.