Que todos os nossos guilty pleasures fossem saudáveis, não é verdade? Porém, se fizermos uma lista das coisas que nos dão mais prazer comer, com certeza encontramos alguma opção não-tão-má. No meu caso, diria que os frutos secos (e respetivas “manteigas”) são um bom exemplo disso.

Como podem imaginar – e como qualquer adepto de uma alimentação saudável saberá -, estes não só são bastante calóricos (e nem sempre temos o autocontrole desejável), como a etiqueta do preço não costuma ser lá muito simpática. E foi por isso que, nesta semana, tive #cartabranca para dar a volta a este “inconveniente”.

A ideia surgiu depois de estar há algum tempo sem manteiga de amêndoa (que amo!) em casa, porque deixei de a encontrar no supermercado a que costumo ir – e não me dei ao trabalho de procurar noutros sítios. Afinal, este só poderia ser um “sinal” de que a minha conta bancária estava muito bem sem um gasto de 12 euros a cada dois meses.

É verdade. Cada pote deste produto não custa muito menos que aquele valor – a menos que esteja em promoção ou que seja uma opção menos “natural”. E dói ver cada cêntimo sair da nossa conta por um único produto. Mas é o que há. Ou havia. Isto porque descobri o quão fácil é fazê-lo de raíz.

Ora, ingredientes? Apenas um: amêndoas. Qualquer receita que procuremos na internet leva, por norma, apenas amêndoas. Fiz as minhas pesquisas e percebi que basta torrá-las, deixá-las arrefecer e, depois, ir triturando até formar uma pasta. Ah, e adicionar uma pitada de sal, se quisermos.

Como tinha amêndoas em casa não precisei sequer de ir comprar nada para esta experiência. Deitei-as numa frigideira, torrei-as levemente (porque as que tinha já eram torradas e com um pouco de sal) e coloquei-as na liquidificadora.

É aconselhado que se vá fazendo pausas na trituração, para limpar as “paredes” da liquidificadora, de modo a começar a formar a pasta. Fi-lo umas cinco vezes mas creio que a quantidade de amêndoas que tinha era pouca, pelo que as lâminas não estavam a dar conta do recado. Mas, pelo menos, ficou tudo triturado.

Dadas as circunstâncias – e depois de desesperar uns trinta segundos por achar que não ia poder contar-vos nada de interessante hoje -, adicionei um pouco de água (cerca de uma chávena de café). Et voilà, perfeição! Ficou tal e qual uma manteiga de amêndoa de 12 euros – mas muito, muito mais em conta.

No final, juntei uma colher de chá de canela para um toque adocicado, a contrastar com o sal, e misturei tudo. Deitei a pasta para um pote de vidro que tinha por cá e deliciei-me com o pequeno-almoço básico que podem ver na galeria – bem como o passo a passo – e (alerta, clichê) uma sensação de missão cumprida.

Já experimentaram fazer alguma manteiga de frutos secos em casa? Mostrem-nos as vossas experiências, nas redes sociais, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Boa semana e até à próxima!

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Moda

"The female gaze". Chegou a primeira linha de roupa interior da Zara

A marca estendeu a oferta à lingerie e a coleção que marca a estreia está recheada de peças confortáveis e etéreas.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Inspirações

Ana Rocha de Sousa: conheça a mulher por detrás da câmara

"Listen" é o nome do filme que marca a estreia multi-premiada de Ana Rocha de Sousa como realizadora.

Moda

Os visuais da influencer Carolina Nashtai que queremos recriar nos dias de outono

A jovem madeirense tem um estilo impecável e, por isso, soma 108 mil seguidores no Instagram.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Vídeos

Conheça o segredo (descomplicado) da felicidade de Sofia Ribeiro

No #VozActiva de novembro, a nossa protagonista de capa partilha aquilo a que dá mais valor e que a deixa com um sorriso no rosto.

Lifestyle

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Beleza e Saúde

15 famosas revelam os truques de beleza que aprenderam com as suas mães

De Kendall Jenner a Jessica Alba, descubra os segredos surpreendentemente simples destas estrelas.

Moda

Neste outono, o estilo constrói-se com camadas

A Parfois não deixa dúvidas: para além de ser uma arte, sabermos vestir-nos em camadas é uma forma importante de expressão individual nos meses mais frios.

Celebridades

Sobrinho de Beyoncé mostra o interior da mansão milionária da cantora

Num momento raro, o público teve um vislumbre de como é a casa da estrela norte-americana e do marido, o rapper Jay-Z.

Lifestyle

OHAI: o 'ai Jesus' da Nazaré

Uma escapadinha de fim de semana em família e junto da Natureza era tudo o que precisávamos e não sabíamos.