As frutas sazonais adoçam qualquer sobremesa.

Embora as maçãs sejam consideradas a fruta sensação do outono, as pêras também se encontram no topo da lista. Sim, podemos encontrá-las nos supermercados durante (praticamente) o ano todo, mas a verdade é que atingem o pico nesta estação. Então, porque não aproveitar para incorporá-las nas nossas receitas favoritas?

A nutricionista Rita Pereira sugere um bolo de pêra, que promete confortar o estômago na transição para os dias mais frios. Porque o doce e o saudável podem (e devem) andar de mãos dadas, com a substituição inteligente de alguns ingredientes.

Veja como fazê-lo, passo a passo.

Ingredientes

– 10 colheres de sopa de aveia moída:
– 4 colheres de sopa de farinha de alfarroba;
– 2 pêras bem maduras;
– 1/2 courgette;
– 2 ovos;
– 1 iogurte aroma sem açúcar;
– 2 colheres de sopa de mel;
– 2 colheres de sopa de canela;
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
– 1 colher de café de essência de baunilha;
– Raspa de limão.

Método

Cortar uma pêra aos cubos, acrescentar mel e canela. Levar ao microondas durante um minuto. Mexer.
Juntar as farinhas, o fermento e a raspa de limão. Acrescentar a mistura de pêra e mel às farinhas.
Adicionar os ovos e o iogurte e mexer. Por fim, adicionar a courgette ralada, envolver e polvilhar com a essência de baunilha. Mexer bem e colocar numa forma forrada com papel vegetal previamente untado com azeite. Decorar com fatias de pêra.
Levar ao forno pré aquecido a 180°C por 45 min.

Veja mais receitas na página do Instagram e do Facebook da nutricionista Rita Pereira.

Contacto: ritapereiranutriconista@gmail.com

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