A 31 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Poupança, uma data importante e que deve ser recordada, uma vez que cuidar da nossa vida financeira é algo que deve fazer parte do quotidiano.

Garantir a nossa saúde financeira pode significar um futuro melhor, mais confortável para si e para a sua família. Aproveite esta dia comemorativo para começar a pensar como pode poupar. Nunca é tarde! Por isso mesmo, deixo aqui três dicas que podem ajudar:

1. Estabeleça um compromisso

Criar um compromisso consigo mesmo(a) é fundamental, mesmo no que toca às finanças pessoais. Defina para si que vai comprometer-se a colocar de parte um valor do seu ordenado todos os meses para uma poupança, que poderá ter diversas finalidades como, por exemplo, a criação de um fundo de emergência. Uma salvaguarda tão importante é nos dias de hoje.

Este compromisso passa também por controlar o que definiu como objetivo a ser alcançado, isto porque o acompanhamento é fundamental para perceber como está a correr, se está a cumprir corretamente e quanto tempo falta para lá chegar.

2. Negoceie tudo o que for possível

Cada um de nós deve olhar para as responsabilidades mensais e perceber como pode poupar e por onde começar. Olhe para as suas despesas como um ponto de partida para depois poder perceber onde gasta mais dinheiro e como se pode organizar para conseguir poupar.

Sabia que pode (e deve) renegociar os seus seguros todos os anos? Porquê? Porque pode estar a pagar por exemplo por coberturas que já não fazem sentido para si atualmente. Sabia que é aconselhável falar com o seu banco ou financeira e perceber como pode reduzir a prestação de um crédito? Se olhar para as despesas a pensar na solução, e não no problema, com o passar do tempo, vai conseguir poupar dinheiro .

3. Envolva a família no processo

 Juntos somos mais fortes”. Partilhar determinados conceitos sobre a organização e gestão das poupanças, com o objetivo de poupar, faz toda a diferença, principalmente se existirem crianças. Isto porque é cada vez mais importante que elas aprendam conceitos fundamentais sobre o dinheiro, para que serve, como se ganha, etc.

Uma das grandes vantagens é que todos passam a ter consciência da importância e repensam a própria relação com o dinheiro, tornando assim as decisões financeiras mais seguras e assertivas.

O dia Mundial da Poupança é um relembrar de quão importante é olhar para o seu significado, e o porquê da sua existência. Termos estes conceitos sempre presentes no nosso dia-a-dia faz toda a diferença para o equilíbrio da nossa vida financeira. Logo, comece já a organizar e a pensar como pode fazer para que as suas finanças pessoais se tornem mais simples.

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Educação financeira nas crianças. Saiba por onde começar

Os pais podem e devem incutir conceitos como o dinheiro, a poupança (e porque são tão importantes) nos filhos desde cedo.

Lifestyle

Diz quem sabe: dicas de poupança e investimento que não deve esquecer

Em tempos difíceis, é uma boa ideia colocar tudo em perspetiva, incluindo as finanças pessoais.

Lifestyle

Como reequilibrar as finanças após o período de férias?

Todos os objetivos requerem planeamento e organização, e com as finanças pessoais não é diferente.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?