O Último Voo é um livro de Julie Clark, publicado pela Marcador. Trata-se de uma thriller que conta a história de duas mulheres. E se, ao início, conhecemos logo as motivações de uma delas, Claire, o mesmo não se passa com a outra, Eva. Os capítulos intercalam entre os pontos de vista de cada uma, tempo da história e passado, criando uma narrativa de ritmo rápido e de leitura interessada. 

Com a leitura dos primeiros capítulos, fica logo a sensação que estamos perante duas mulheres que têm histórias muito diferentes. Isso faz com que as motivações para quererem fugir sejam distintas, sendo o desespero e o desejo de desaparecer num local novo o ponto em comum. Gostei que a autora tivesse explorado o passado de cada uma com inspiração em situações credíveis e reais. 

Ao longo da leitura, vamos refletindo sobre  violência doméstica e sobre como é necessária coragem, determinação e apoio externo para sair destas situações. Somos também levados a pensar sobre abandono, negligência na educação e em como podemos cair em situações críticas quando em necessidade. Mas sobretudo, refletimos sobre como as mulheres podem ser fortes sozinhas e ainda mais quando se unem.

Com este livro, vivemos uma aventura muitas vezes tensa e somos recordados que devemos ter sempre esperança de uma vida melhor. Com luta tudo se consegue, e fica ainda mais fácil quando no nosso caminho surgem as pessoas certas. É preciso confiar, arriscar e saber que merecemos melhor. 

Sinopse:

Claire Cook tem uma vida perfeita. É casada com o herdeiro de uma dinastia política, tem uma casa em Manhattan e dez empregados. O ambiente em que vive é elegante, os seus dias são perfeitamente coreografados e o seu futuro é auspicioso. Mas, à porta fechada, nada é o que parece. Esse marido perfeito tem um temperamento tão fulgurante como a sua promissora carreira política, e usa a sua equipa para seguir todos os passos de Claire, certificando-se de que ela cumpre as suas exigências impossíveis. Mas o que ele não sabe é que Claire preparou durante meses um plano para desaparecer.

Um encontro casual num bar do aeroporto fá-la conhecer uma mulher cujas circunstâncias parecem igualmente terríveis. Juntas, tomam uma decisão de última hora: trocam os bilhetes. Claire apanha o voo de Eva para Oakland e Eva apanha o de Claire para Porto Rico. Acreditam que a troca lhes dará a oportunidade de que precisam para recomeçar a vida num lugar distante. Mas o inesperado acontece…

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.