O projeto THERAPIST, que habita um espaço térreo na Lx Factory, em Lisboa, cresceu. Ao restaurante junta-se a abertura da CLINIC, que se destaca pela disponibilização de três novos serviços com o objetivo de fazer o nosso organismo funcionar da melhor forma, através de uma alimentação equilibrada, mas sem perder o sabor.

Um dos novos serviços é o Personal Cooking – os outros dois são a nutrição funcional e o Detox Your Kitchen – que permite aprender a confecionar novas receitas com Amábile Kolenda, bacharel em Gastronomia,  pós graduada em Gestão de Qualidade em Gastronomia e Natural Chef. Foi exatamente com a chef que conversámos sobre o que se passa quando vai a casa das pessoas, ensinar-lhes receitas, adequadas às suas alergias e intolerâncias, rotinas e preferências alimentares.

O que é uma Natural Chef, como se define no seu blogue?

Sou especializada em Gastronomia Funcional, uma linha da gastronomia baseada na nutrição funcional, onde a preocupação com a qualidade nutricional das receitas, sem perder em qualidade de sabor e apresentação, é o mais importante.

Como surgiu o seu envolvimento no Therapist e no projeto do Personal Cooking?

Começamos com a elaboração da carta de verão. A ideia do The therapist é ir além do que é servido, é levar saúde para casa de diversas formas. Como o personal cook já é um serviço em que já trabalhava, unimo-nos para podermos levar a saúde para mais pessoas.

Quais as principais necessidades das pessoas que a procuram? O que procuram ou o que querem mudar nas suas vidas?

Procuram alimentar-se de forma mais saudável, com mais praticidade e sem perder o prazer nas refeições, também a variar os ingredientes e preparações  e muitas vezes não sabem como faze-lo.

São pessoas sozinhas ou com família? Mais homens ou mulheres? E cozinham habitualmente ou tem clientes que não sabem ‘fritar um ovo’?

Normalmente são mulheres e com família, que procuram boas opções para os filhos ou para si mesmas. Quanto ao saber cozinhar, varia muito, tanto recebo pessoas que não sabem cozinhar arroz, como aquelas que sabem cozinhar pratos do dia-a-dia mas cozinham sempre do mesmo e querem transformar as suas opções em pratos mais saudáveis.

Qual o trabalho prévio feito antes da sessão de Personal Cooking?

Envio um questionário para que me falem um pouco sobre a sua alimentação, o porquê e o que procuram com o personal cook, se frequentam um nutricionista, se tem restrições alimentares…o trabalho é totalmente personalizado para cada cliente.

O que acontece durante essa sessão? Quem cozinha: a Amábile ou o cliente?

Durante a sessão o cliente cozinha sobre a minha orientação. Ensino desde técnicas corretas de cortes à finalização de pratos, forma de armazenamento e dicas de consumo além do que está no caderno de receitas.

Quais as receitas mais procuradas?

As mais procuradas são lanches práticos e nutritivos. Coisas que podem servir para levar ao trabalho ou na lancheira das crianças. E também pratos vegetarianos nutritivos para muitas pessoas que procuram diminuir o consumo de carnes.

Além das receitas, que tipo de dicas dá que possam ser úteis de forma ‘intemporal’. Pode dar-nos alguns exemplos?

Dou técnicas da gastronomia, formas de armazenamento e congelação, e explico também sobre a sinergia dos alimentos e como podemos aproveitar melhor os nutrientes dos mesmos unindo um com outros, por exemplo, acrescentar um toque de pimenta à curcuma para que possamos absorver a curcumina de forma eficiente.

Tem ‘feedback’ depois da sessão? Consegue avaliar se as mudanças são para ficar?

Procuro sempre manter algum contacto com o cliente para saber como estão a correr as preparações, como foi a aprovação da família, se surgiram mais dúvidas depois as preparar sem a minha ajuda. Tenho sempre bons feedbacks, quando mudamos a nossa alimentação para melhor e vemos como isso muda a nossa disposição e desinflama o corpo, digo que o bem-estar é um caminho sem volta!

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Receitas Felizes: iogurte com aveia, nozes e côco

Um pequeno-almoço ou lanche bastante completo.

Lifestyle

Deliciosa e versátil: massa filo com fruta e iogurte

Uma sugestão de lanche ou sobremesa diferente. Super crocante e fresca para estes dias quentes de verão.

Lifestyle

É difícil encontrar receita mais saudável do que estes wraps de humus e vegetais em folha de couve

A nutricionista Rita Pereira mostra-nos, em vídeo, como preparar esta receita. E é tão simples e saborosa!

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?