O Anjo de Munique é um livro de Fabiano Massimi, publicado pela Suma de Letras. Trata-se de uma obra fortemenente inspirada em factos históricos, na qual factos e ficção se entrelaçam com mestria. Fabiano Massimi recupera o mistério que rodeia a morte de Angela Raubal, a adorada sobrinha de Adolf Hitler que perdeu a vida a vida aos 23 anos. 

Ao longo da narrativa, acompanhamos a investigação policial que é feita a este caso. Através do ponto de vista do agente Sigfried Sauer, ficamo a conhecer as muitas hipóteses, as pistas que vão surgindo e, com isso, começamos a avistar uma possibilidade de verdade para esta morte. Ao mesmo tempo, encontramos inúmeras figuras históricas. Personalidades estas que recebem a criatividade do autor no que toca a construção, sendo esta baseada em registos factuais.

Ao ler O Anjo de Munique, surge a sensação de que esta história poderia ser real. O autor fudamentou muito bem as suas escolhas, sendo, por vezes, difícil distinguir o que é facto do que é ficção. Nota-se que existiu um grande trabalho de investigação para que a narrativa ficasse o mais fiel à realidade possível. Além disso, o rápido desenrolar dos acontecimentos e as muitas reviravoltas existentes fazem com que esta trama seja apelativa e proporcione uma leitura interessada. 

Terminada a leitura, senti que estive perante uma obra de grande qualidade. Ficou a vontade de pesquisar sobre alguns acontecimentos e figuras históricas, de modo a saber mais sobre esta época tão decisiva, não só para a Alemanha, mas para o mundo em geral. O Anjo de Munique resgata um episódio muitas vezes esquecido, mas que é crucial e que deve ser recordado. 

Sinopse:

Munique, Setembro de 1931. Faltam poucas semanas para que umas eleições históricas outorguem o poder aos nazis. O comissário Sigfried Sauer é chamado com urgência a um elegante apartamento, onde Angela Raubal, 22 anos, conhecida como Geli, é encontrada no seu quarto sem vida. Ao lado do corpo um revólver, tudo sugere que se trata de um suicídio.

Geli, no entanto, não é uma mulher comum e o apartamento onde vivia e morreu, bem como o revólver que disparou o tiro fatal, não pertencem a um homem qualquer, são do seu «tio Alf», que o resto da Alemanha como Adolf Hitler, o político mais notório do momento. Em parte também por causa dessa estranha relação com a sua sobrinha, fonte de indignação e escândalo entre as fileiras dos seus inimigos e entre os seus colaboradores mais próximos. Sempre juntos, sempre felizes e sorridentes numa intimidade adolescente.

O inspector Sauer se encontra dividido na sua investigação entre aqueles que o mandam encerrar a investigação passadas escassas horas e aqueles que o instruíram a ir ao fundo do caso e descobrir a verdade, qualquer que seja.

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.