Fotografia: @pd_pics

Em mês de São Martinho, a castanha é a rainha do Magusto. Seja assada ou cozida, acompanhada por jeropiga ou água-pé, a tradição manda que se celebre a ocasião com castanhas. Num ano em que a data se assinala em casa, o Mercadão, marketplace de entregas rápidas, sugere três maneiras diferentes de preparar as castanhas e celebrar a data com texturas e aromas diferentes.

  1. Castanhas cozidas com especiarias: para os fãs de especiarias, esta forma de cozinhar a castanha deixa-a com um sabor intenso e distinto. Para as cozer, é necessário primeiro golpear as castanhas e de seguida colocá-las numa panela com água junto com alho, folhas de louro, erva doce, sal e pimenta, tudo a gosto. De seguida deixar ferver durante 30 minutos até estarem macias e prontas para servir à mesa.
  2. Castanhas assadas com mel e alecrim: para aqueles que preferem o doce ao salgado, esta é uma forma alternativa às tradicionais castanhas assadas. Para fazer sobressair o sabor adocicado, a receita inclui alecrim, extrato de baunilha, mel, azeite e sal, tudo a gosto. O segredo está em misturar as castanhas com o alecrim, o azeite, a baunilha e o mel, envolvendo bem, e apenas no final acrescentar-lhes uma pitada sal grosso. Por fim, é só levá-las a assar durante 20 minutos a 180º.
  3. Castanhas na frigideira: para os quem não têm um forno a lenha ou lareira em casa e não resistem àquele sabor a carvão das castanhas de rua, é possível prepará-las na frigideira e replicar a textura da verdadeira castanha assada. Basta ter uma frigideira e sal grosso, colocar as castanhas no fundo da frigideira sem se sobreporem, tapá-las e deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos; depois, destapar e salpicar as castanhas com água, voltando a tapar durante 5 minutos; de seguida, voltar a destapá-las para temperar as com sal e deixar cozinhar novamente durante mais 10 minutos. Em 30 minutos as castanhas estão prontas para serem servidas, de preferência em folha de jornal.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Original e saborosa. Salada de abóbora com romã e queijo fresco

Deixe de lado a tradicional salada de folhas e invista num prato diferente, como este, que é igualmente delicioso e prático.

Lifestyle

A receita do pequeno-almoço favorito (e bem saudável) de Meghan

A duquesa de Sussex gosta de começar os dias com uma receita deliciosa vinda do Brasil, que requer apenas quatro ingredientes.

Lifestyle

Este iogurte caseiro de morango com muesli fica pronto em dois tempos

A propósito do Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, assinalado a 8 de novembro, partilhamos esta receita deliciosa.

Mais no portal

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.

Beleza

5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

Em equipa que ganha não se mexe.

Moda

Bailarinas: como usar estes sapatos clássicos de formas contemporâneas

Inspire-se nestas estrelas das redes sociais para adicionar estes sapatos versáteis e elegantes aos seus próximos visuais de outono.

Saúde

Cuidados a ter com a saúde íntima feminina quando as temperaturas descem

Eis as dicas de um ginecologista e obstetra dos hábitos a adotar nesta altura do ano.

Comportamento

Advogada elege as 5 razões mais comuns para o divórcio

Curiosamente, a traição não é uma delas.

Moda

Be The Change: tecidos reciclados e produção responsável com o selo de qualidade Tezenis

Uma coleção de ‘underwear’ bonita, sustentável e mais amiga do ambiente.

Diz Quem Sabe

Pele sensível e pele sensibilizada: entenda as diferenças

E saiba quais os cuidados a ter.

Saúde

Como os cuidados para bebés podem aliar-se à sustentabilidade

Opções para os pais que procuram produtos que causem o menor impacto possível no meio ambiente.

Diz Quem Sabe

A dor crónica não é um problema individual – é um problema de saúde pública

Um artigo de opinião assinado por um grupo de especialistas da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a propósito do Dia Nacional da Luta Contra a Dor (15 de outubro).