Fotografia: @pd_pics

Em mês de São Martinho, a castanha é a rainha do Magusto. Seja assada ou cozida, acompanhada por jeropiga ou água-pé, a tradição manda que se celebre a ocasião com castanhas. Num ano em que a data se assinala em casa, o Mercadão, marketplace de entregas rápidas, sugere três maneiras diferentes de preparar as castanhas e celebrar a data com texturas e aromas diferentes.

  1. Castanhas cozidas com especiarias: para os fãs de especiarias, esta forma de cozinhar a castanha deixa-a com um sabor intenso e distinto. Para as cozer, é necessário primeiro golpear as castanhas e de seguida colocá-las numa panela com água junto com alho, folhas de louro, erva doce, sal e pimenta, tudo a gosto. De seguida deixar ferver durante 30 minutos até estarem macias e prontas para servir à mesa.
  2. Castanhas assadas com mel e alecrim: para aqueles que preferem o doce ao salgado, esta é uma forma alternativa às tradicionais castanhas assadas. Para fazer sobressair o sabor adocicado, a receita inclui alecrim, extrato de baunilha, mel, azeite e sal, tudo a gosto. O segredo está em misturar as castanhas com o alecrim, o azeite, a baunilha e o mel, envolvendo bem, e apenas no final acrescentar-lhes uma pitada sal grosso. Por fim, é só levá-las a assar durante 20 minutos a 180º.
  3. Castanhas na frigideira: para os quem não têm um forno a lenha ou lareira em casa e não resistem àquele sabor a carvão das castanhas de rua, é possível prepará-las na frigideira e replicar a textura da verdadeira castanha assada. Basta ter uma frigideira e sal grosso, colocar as castanhas no fundo da frigideira sem se sobreporem, tapá-las e deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos; depois, destapar e salpicar as castanhas com água, voltando a tapar durante 5 minutos; de seguida, voltar a destapá-las para temperar as com sal e deixar cozinhar novamente durante mais 10 minutos. Em 30 minutos as castanhas estão prontas para serem servidas, de preferência em folha de jornal.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Original e saborosa. Salada de abóbora com romã e queijo fresco

Deixe de lado a tradicional salada de folhas e invista num prato diferente, como este, que é igualmente delicioso e prático.

Lifestyle

A receita do pequeno-almoço favorito (e bem saudável) de Meghan

A duquesa de Sussex gosta de começar os dias com uma receita deliciosa vinda do Brasil, que requer apenas quatro ingredientes.

Lifestyle

Este iogurte caseiro de morango com muesli fica pronto em dois tempos

A propósito do Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, assinalado a 8 de novembro, partilhamos esta receita deliciosa.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?