Sete Mentiras é um livro de Elizabeth Kay publicado pela Planeta Manuscrito. Trata-se de uma obra atual que incide sobre uma mulher que vive em Londres e a relação que tem com a melhor amiga. Aparentemente, trata-se de uma ligação comum, de apoio, carinho e partilha, mas há mais além disso. 

A história é narrada na primeira pessoa por Jane. É muito fácil criar empatia por esta protagonista logo ao início. Afinal, trata-se de alguém que sofreu grandes perdas e que trava grandes lutas pessoas. Contudo, com o decorrer da leitura, começamos a perceber que os seus comportamentos e crenças nem sempre são os mais saudáveis. Aliás, conforme vamos avançando vamos ficando cada vez mais impressionados com Jane.

Neste livro, a autora parece mostrar que nunca conhecemos realmente uma pessoa, por mais próxima que sejamos dela. Podemos saber quais são os seus gostos e hábitos, mas nunca o que lhe vai no mais profundo da alma. Nunca todas as intenções que estão por trás de cada gesto. Nunca tudo o que pensa exatamente. Isso não é necessariamente mau, está ligado á nossa individualidade, mas também pode significar que muitas vezes os outros podem surpreender pelas piores razões. 

O título do livro refere a mentira, e a história acaba por estar dividada por esta ideia. Aqui, é interessante assistir ao crescer da mentira e como isso a torna cada vez mais prejudicial. Se ao início podemos achar que Jane ocultou algo simples, o mesmo não se passa mais à frente. O tom da obra fica mais duro, assim como o teor das verdades que são escondidas. 

Trata-se de um livro que prende para a leitura e que acaba por se tornar cada vez mais negro. É impressionante perceber que Jane não só mente a Marnie, como também o faz a ela própria. A forma como se autojustifica e se coloca num papel de vítima prova as suas fragilidades e constrasta com a resiliência de Marnie. Sete Mentiras é um livro bem pensado e com uma reviravolta final que faz todo o sentido. 

Sinopse:

“Tudo começou com uma pequena mentira… Jane e Marnie sempre foram amigas inseparáveis desde os 11 anos. Sabiam os segredos mais escondidos uma da outra. Mas, quando Marnie se apaixona e lhe apresenta o marido, Jane conta a sua primeira mentira.

Na realidade odeia Charles, o marido rico e convencido de Marnie, mas não é capaz de lhe dizer. Se tivesse sido franca, talvez o marido da sua melhor amiga ainda hoje estivesse vivo…

Porque, claro, esta não é a sua última mentira. Na realidade, foi apenas o começo… 

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?