Estou de regresso e com #cartabranca para voltar a meter as mãos na massa. Se é verdade que adoro cozinhar e que gosto de apostar em receitas saudáveis, também não estou a mentir quando digo que não consigo fazer bolos “bonitos”.

Não me interpretem mal – muitas vezes, o sabor está no ponto, mas nunca acerto em todos os parâmetros. Ora fica demasiado mole, ora não cresce como devia. Enfim, sei que há quem me compreenda. E o desafio desta semana foi tentar inverter este ciclo.

Tinha algumas bananas maduras em casa e, de forma a aproveitá-las, decidi pesquisar receitas de bolos com este ingrediente “estrela”. E não é que encontrei uma saudável? Sem açúcar (nem mel!), sem farinha de trigo, sem leite. Tive apenas de fazer uma pequena alteração.

Ora, em vez da farinha normal, para esta receita eram precisas duas chávenas de flocos de aveia. E eu, feliz da vida por poder usar um outro ingrediente que estava parado na despensa, nem confirmei quantidades. Conclusão? Não tinha flocos suficientes e a preparação do bolo já ia a meio.

Isto é: já tinha, na liquidificadora, três bananas maduras, três ovos e meia chávena de óleo misturados. Depois, adicionei os flocos de aveia (ligeiramente menos que uma chávena) e, à falta de mais, usei a mesma quantidade de farinha de arroz. Voltei a misturar tudo e juntei uma colher de chá de canela.

No final, acrescentei duas colheres de sopa de fermento e misturei devagar. Verti para uma forma untada com azeite e farinha e deixei por cerca de meia hora no forno a 180 graus. Não imaginam o cheiro reconfortante que fica dentro de casa!

Chegado ao fim este tempo, tirei-o do forno mas achei que a massa estava ainda ligeiramente mole no meio e deixei cozinhar mais 10 minutos (podem ver as diferenças na cor do bolo, na galeria acima). Depois desse tempo, o volume diminuiu ligeiramente mas a textura ficou como queria.

O resultado desta experiência foi um bolo N-A-D-A seco e extremamente saboroso. Nem parece que não leva açúcar! A mim, lembra-me os dias mais frios e faz-me querer sentar no sofá com uma fatia (Uma? Quem é que eu quero enganar?) bem quentinha, uma manta e um filme romântico (pronto, já disse!). Uma palavra para este bolo: conforto. Desafio superado!

Contem-nos, nas redes sociais, quais as vossas receitas mais reconfortantes para os dias frios. Utiilizem a hashtag #cartabranca e identifiquem a ACTIVA. Beijos doces (mas sem açúcar) e até para a semana!

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Perdemos a cabeça com estes descontos da Mango

E selecionámos os nossos favoritos.

Beleza e Saúde

Aproveite a Black Friday para dar uma nova vida à sua pele

Mime-se com estas sugestões.

Comportamento

Está na hora de "Dizer Não"

Conheça a campanha que assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Celebridades

Christina Perri perde a filha no terceiro trimestre da gravidez

Após anunciar que poderia ter de antecipar o parto.

Lifestyle

A astrologia parece ter uma explicação para os assassinos em série

E tem tudo a ver com um planeta.

Beleza e Saúde

Escócia torna-se o primeiro país do mundo a tornar produtos menstruais gratuitos

A medida foi aprovada sem votos contra ou abstenção.

Lifestyle

Nunca é tarde para organizar a vida financeira. Saiba por onde começar

Elas vão fazer toda a diferença! Conheça-as no novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Celebridades

Kate Hudson revela aquilo que não tolera que os filhos façam

A atriz garantiu ser uma mãe rígida.

Lifestyle

Livro da semana: "A Odisseia de Baldassare" mostra como caminho pode ser mais importante que o destino

Um livro de Amin Maalouf, publicado pela Marcador.

Lifestyle

Campanha Black Friday para assinar a ACTIVA com os melhores descontos

Histórias de mulheres inspiradoras, sugestões de moda e acessórios, ideias de presentes de Natal, dicas de beleza... A Activa é isto e muito mais. E agora pode assiná-la poupando até 65%.

Beleza e Saúde

É possível estar grávida e menstruada em simultâneo?

Entenda melhor a questão que gera grande controvérsia.