A Odisseia de Baldassare é um livro de autoria de Amin Maalouf galardoado com vários prémios. Agora, surge numa nova edição pelas mãos da Marcador, surgindo com uma imagem mais moderna. Esta é uma obra que remete para o século XVII e que tem Baldassare Embriaco como protagonista. Trata-se de um homem que culto, instrospetivo, que acaba por se deixar envolver fortemente nas superstições de que o mundo poderá acabar em 1666, o chamado “Ano da Besta”,

Como forma de encontrar a salvação divina. Baldassare inicia uma viagem para recuperar um livro que possuirá uma informação vital. O centéssimo nome de Deus. Este é o mote para uma aventura que se tornará maior do que o objetivo final que tinha sido definido. 

A obra é escrita na primeira pessoa, num registo de diário de viagem em que o protagonista relata os acontecimentos, descreve os locais por onde passa, as pessoas que conhece, obstáculos que encontra e pensamentos com os quais se debate. É graças a este relato intimista que ficamos a conhecer melhor o homem e percebemos que esta viagem física é também inteletual e espiritual. Baldassare passa por uma grande transformação, resultado da experiência e do confrontos com ideiais.

É uma história cativante para quem gosta de História. Os factos são apresentados de forma cativante, misturando curiosidade com tensão, emoção e até humor. As questões morais apresentadas continuam a ser pertinentes e falam sobre diferenças culturais, religiosas, sobre o que é certo e errado, o que é o sacrifício e a felicidade. 

Ler este livro foi uma boa surpresa. A Odisseia de Baldassare entrelaça entretenimento com informação, ao mesmo tempo que nos faz questionar sobre a nossa própria conduta. Sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar das personagens. Uma obra que merece receber atenção.

Sinopse:

Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão. Será possível que haja um centésimo nome secreto? Neste conto de magia e mistério, de amor e perigo, a missão final de Baldassare é encontrar o segredo que pode salvar o mundo. Antes do amanhecer do apocalíptico «Ano da Besta».

Em 1666, Baldassare Embriaco, um comerciante levantino genovês, embarca numa aventura que o levará por todo o mundo civilizado, de Constantinopla, através do Mediterrâneo, até Londres, pouco antes do Grande Incêndio.

A missão urgente de Baldassare é localizar uma cópia de um dos livros mais raros e cobiçados alguma vez impressos, um volume chamado O Centésimo Nome, cujo conteúdo é considerado de vital importância para o futuro do mundo. Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão, e saber este centésimo nome mais secreto irá, acredita Baldassare, garantir a sua salvação.

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.