Ser Criança é uma experiência marcante e transbordante, com tudo o que tem de bom e de menos bom. Crescer é, muitas vezes, uma tarefa dura e de quase sobrevivência (não só para as crianças, mas também para os pais, cuidadores e educadores). Birras, amuos, mentiras, egoísmo, vitimização, tédio, respostas tortas, medos, relacionamentos difíceis, resistência ao estudo, inseguranças, rotinas desequilibradas, etc. A lista continua e quem convive diariamente com crianças, sabe que é uma lista que não se esgota. Para ajudar as crianças e suas famílias a ultrapassar estes e outros desafios, o Coaching Infantil pode ser uma solução eficaz.

Coaching Infantil – já ouviu falar?

O Coaching Infantil tem por base as Teorias do Desenvolvimento Infantil, as Neurociências, a Psicologia Positiva, a Teoria Cognitivo-Comportamental e o desenvolvimento do cérebro infantil. Fazendo uso de todas estas áreas de conhecimento, apresenta-se como uma forma eficaz de dar resposta às necessidades e às dificuldades vividas pelas crianças no seu dia a dia, respeitando totalmente a singularidade do universo infantil e contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos mais pequenos. Destina-se a crianças entre os 7 e os 12 anos, fazendo uso de ferramentas e técnicas lúdicas, aplicadas por um profissional habilitado – o KidCoach. A principal intenção do Coaching Infantil é empoderar a Criança, de forma a que encontre soluções para as suas questões internas, questões de relacionamento familiar e questões de relacionamento social, dotando-a de estratégias que a permitam ser mais autónoma e capaz de fazer escolhas benéficas para si mesma. Através do Coaching Infantil, a Criança aprende a identificar emoções e lidar com elas, aprende a responsabilizar-se pelas suas ações e toma consciência dos seus valores e das suas limitações.

Em que situações o Coaching Infantil intervém?

Em todas as situações que dizem respeito à rotina da criança, tais como: situações em que o comportamento da criança gera desconforto em si mesma e na família, situações que deveriam ser normais mas que causam sofrimento na criança,  situações de bullying (seja a criança vítima como a criança agressora), alterações repentinas na rotina (morte de alguém, divórcio dos pais, mudança de escola, mudança de casa), dificuldades no relacionamento com irmãos, meios-irmãos, colegas, pais, padrasto/madrasta, professores, manifestação de comportamentos indesejados (birras, mentira, egoísmo, vitimização, arrogância, falta de empatia, tédio, inquietação), resistência em dormir sozinho, medos, inseguranças, dificuldade em fazer amigos ou entrosar-se com os seus pares, desinteresse pelos estudos, não cumprimento de rotinas, necessidade da criança se focar num resultado específico. Contudo, o Coaching Infantil não intervém em situações de doença mental, disfunções psíquicas ou problemas de foro psicológico.

Que benefícios oferece à criança?

– Ampliação da sua autoestima, autoconfiança e motivação

– Melhor entendimento das suas dificuldades e dos seus valores

– Rompimento de crenças limitantes

– Melhor entendimento das suas emoções, sentimentos e pensamentos

– Compromisso com a sua rotina

– Autorresponsabilidade sobre as suas escolhas e decisões

– Senso de conquista e resolução de problemas

– Construção de uma atitude crítica

– Melhor relacionamento com pais, irmãos e amigos

– Maior aceitação, tolerância e empatia no convívio com outros

– Desenvolvimento de uma atitude positiva e otimista

– Sentido de pertença

Que benefícios oferece à família?

Apesar do foco da intervenção ser a criança, a família assume um papel vital. Qualquer mudança que se queira ver na criança, começa também pela mudança nos Pais. O KidCoach assume também o papel de oferecer aos Pais estratégias e orientações para que estes adotem uma abordagem informal de coaching na sua rotina familiar. Desta forma, todos saem beneficiados: relação familiar mais saudável e harmoniosa, maior aceitação e compreensão pelas características individuais de cada membro da família e maior consciência dos papéis de cada um.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).