Ser Criança é uma experiência marcante e transbordante, com tudo o que tem de bom e de menos bom. Crescer é, muitas vezes, uma tarefa dura e de quase sobrevivência (não só para as crianças, mas também para os pais, cuidadores e educadores). Birras, amuos, mentiras, egoísmo, vitimização, tédio, respostas tortas, medos, relacionamentos difíceis, resistência ao estudo, inseguranças, rotinas desequilibradas, etc. A lista continua e quem convive diariamente com crianças, sabe que é uma lista que não se esgota. Para ajudar as crianças e suas famílias a ultrapassar estes e outros desafios, o Coaching Infantil pode ser uma solução eficaz.

Coaching Infantil – já ouviu falar?

O Coaching Infantil tem por base as Teorias do Desenvolvimento Infantil, as Neurociências, a Psicologia Positiva, a Teoria Cognitivo-Comportamental e o desenvolvimento do cérebro infantil. Fazendo uso de todas estas áreas de conhecimento, apresenta-se como uma forma eficaz de dar resposta às necessidades e às dificuldades vividas pelas crianças no seu dia a dia, respeitando totalmente a singularidade do universo infantil e contribuindo para o desenvolvimento pessoal dos mais pequenos. Destina-se a crianças entre os 7 e os 12 anos, fazendo uso de ferramentas e técnicas lúdicas, aplicadas por um profissional habilitado – o KidCoach. A principal intenção do Coaching Infantil é empoderar a Criança, de forma a que encontre soluções para as suas questões internas, questões de relacionamento familiar e questões de relacionamento social, dotando-a de estratégias que a permitam ser mais autónoma e capaz de fazer escolhas benéficas para si mesma. Através do Coaching Infantil, a Criança aprende a identificar emoções e lidar com elas, aprende a responsabilizar-se pelas suas ações e toma consciência dos seus valores e das suas limitações.

Em que situações o Coaching Infantil intervém?

Em todas as situações que dizem respeito à rotina da criança, tais como: situações em que o comportamento da criança gera desconforto em si mesma e na família, situações que deveriam ser normais mas que causam sofrimento na criança,  situações de bullying (seja a criança vítima como a criança agressora), alterações repentinas na rotina (morte de alguém, divórcio dos pais, mudança de escola, mudança de casa), dificuldades no relacionamento com irmãos, meios-irmãos, colegas, pais, padrasto/madrasta, professores, manifestação de comportamentos indesejados (birras, mentira, egoísmo, vitimização, arrogância, falta de empatia, tédio, inquietação), resistência em dormir sozinho, medos, inseguranças, dificuldade em fazer amigos ou entrosar-se com os seus pares, desinteresse pelos estudos, não cumprimento de rotinas, necessidade da criança se focar num resultado específico. Contudo, o Coaching Infantil não intervém em situações de doença mental, disfunções psíquicas ou problemas de foro psicológico.

Que benefícios oferece à criança?

– Ampliação da sua autoestima, autoconfiança e motivação

– Melhor entendimento das suas dificuldades e dos seus valores

– Rompimento de crenças limitantes

– Melhor entendimento das suas emoções, sentimentos e pensamentos

– Compromisso com a sua rotina

– Autorresponsabilidade sobre as suas escolhas e decisões

– Senso de conquista e resolução de problemas

– Construção de uma atitude crítica

– Melhor relacionamento com pais, irmãos e amigos

– Maior aceitação, tolerância e empatia no convívio com outros

– Desenvolvimento de uma atitude positiva e otimista

– Sentido de pertença

Que benefícios oferece à família?

Apesar do foco da intervenção ser a criança, a família assume um papel vital. Qualquer mudança que se queira ver na criança, começa também pela mudança nos Pais. O KidCoach assume também o papel de oferecer aos Pais estratégias e orientações para que estes adotem uma abordagem informal de coaching na sua rotina familiar. Desta forma, todos saem beneficiados: relação familiar mais saudável e harmoniosa, maior aceitação e compreensão pelas características individuais de cada membro da família e maior consciência dos papéis de cada um.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Diz Quem Sabe

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.