Na passada terça-feira, 30 de março, o YouTube anunciou que está a testar uma nova funcionalidade na qual os “dislikes” ficarão ocultos.
“Como resposta ao feedback dos criadores de conteúdos em relação ao bem-estar e campanhas de ódio direcionadas, estamos a testar alguns designs novos, que não mostram ao público a contagem de ‘dislikes'”, tweetou a empresa.
Num artigo de apoio, a empresa explica que os ‘dislikes’ podem não só ter um impacto negativo no bem-estar dos criadores de conteúdos, mas também “motivar uma campanha direcionada de ‘dislikes’ no vídeo de um criador”. Quer isto dizer que as reações negativas – e vê-las aumentar – pode ser o suficiente para que outras pessoas façam o mesmo e, por conseguinte, contribuam para esta cultura do cancelamento.
A fase de testes já começou e deve durar algumas semanas, até que seja tomada uma decisão final sobre a implementação da novidade. De acordo com a plataforma de partilha de vídeos, a acontecer, as métricas continuarão visíveis para os donos dos canais no YouTube Studio.