@dazhaneleah

pandemia de COVID-19 já dura mais de um ano. Um período marcado por números catastróficos de casos, internamentos e mortes.

Este cenário pode ser uma fonte de stress e, como tal, desestabilizar a saúde mental de muitas pessoas. Afinal de contas, as medidas de distanciamento e isolamento social obrigaram a uma reavaliação de hábitos, atividades e rotinas. Para além disso, fez com que grande parte da população repensasse o conceito de qualidade de vida de uma forma definitiva. 

Se, por um lado, este foi um momento de cuidado para a prevenção contra o contágio; por outro, também representou um despertar para a importância do “self-care” (“autocuidado, em tradução livre) para o corpo e para a mente.

Pode dizer-se que o “self-care” é um conjunto de atitudes nos cuidados pessoais e uma prática importante, que mantém a física e mental, aumenta a autoestima e deve fazer parte da vida de todas as pessoas. Não sabe por onde começar? Então, veio ao lugar certo.

5 práticas de “self-care”

  • Faça exercício físico. A prática regular de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde do corpo e da mente. Além disso, é uma prova de autocuidado a curto e longo prazo. Faça exercícios que despertem prazer na sua rotina.
  • Aposte no skincare. Pode não parecer, mas cuidar da pele, aplicar uma máscara facial ou simplesmente higienizar bem o rosto ao acordar são práticas muito eficientes de autocuidado. Com estes gestos simples, sentir-se-á mais bonita e confiante.
  • Faça algo por si. Procure um passatempo ou uma atividade que associe a satisfação pessoal, alegria ou relaxamento. Até vale organizar a casa, se isso promover bem-estar, e não cansaço. Saiba valorizar o tempo que passa sozinha e crie uma rotina que lhe permita meditar e refletir sem ser incomodada.
  • Aprender a dizer “não”. Isto é essencial para encontrar equilíbrio na vida. Afinal, se aceitar sempre tudo, inclusive coisas prejudiciais, estará a posicionar-se para o fracasso. Se não se sentir confortável com algo, não aceite e fale sobre o assunto.
  • Vida social sem toxicidade. Saber medir bem as amizades e contactos é crucial para garantir a saúde mental de uma maneira geral. Assim sendo, procure afastar-se de pessoas que podem ser tóxicas e foque-se nos relacionamentos que acrescentam verdadeiramente algo à sua vida.

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