@kein

Desde 2020 que o mundo deu uma enorme – e imprevisível – volta. Desde os relacionamentos interpessoais, à forma como trabalhamos, muito mudou. Focando-nos neste último tema, a verdade é que o teletrabalho surgiu como solução (ou obrigação) para várias empresas. Ainda assim, um ano depois, ainda nos é difícil habituarmo-nos a certas condicionantes.

Para vários trabalhadores, a imposição de limites quando se trabalha em casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, há que adotar algumas estratégias para separar com sucesso a vida pessoal da profissional, garantindo que dedica o devido tempo a cada uma. Fique com as 5 dicas que se seguem:

1. Mude de roupa

Quer seja uma pessoa de se levantar e começar a trabalhar de pijama, ou se só conseguir trabalhar vestindo-se “normalmente” quando acorda, é importante mudar, pelo menos, uma peça de roupa. Por exemplo, se trabalhar de pijama, experimente usar uma camisola diferente por cima e, ao final do dia, trocá-la pelo robe. Se se vestir normalmente, vista o pijama ou um fato de treino à tarde. Isto pode funcionar como um sinal para o seu organismo que está na hora de se desligar do trabalho.

2. Mude de espaço

Mesmo se trabalhar num apartamento pequeno, opte por mudar de divisão no final do dia, sempre que possível – mesmo que só o faça por uma hora, por exemplo. Isto pode ajudá-la a fazer a pausa necessária para conseguir recarregar adequadamente energias para o dia seguinte. Se não conseguir mudar de divisão, tente, pelo menos, afastar da vista quaisquer objetos que associe a trabalho, seja o computador ou um bloco de notas.

3. Desligue o computador

De modo a evitar lembretes não solicitados de trabalho – como emails “fora de horas” -, é uma boa ideia desligar os principais dispositivos de trabalho, como o computador, assim que dá o dia por terminado. Se possível, afastar-se do telemóvel por um período de tempo também ajudará a estabelecer esta divisão entre o dia de trabalho e o merecido (e necessário) descanso.

4. Faça exercício

Sabemos que o exercício físico é um poderoso anti-stress. Por isso mesmo, usar a prática de desporto assim que acaba de trabalhar como sinalização do final do dia de trabalho também é uma excelente opção. Não só se sentirá melhor e mais revigorada após o treino, com os músculos mais relaxados, como este a ajudará a descansar melhor, para se sentir com mais energia no dia seguinte.

5. Mantenha um ritual de bem-estar

Ter algo pelo que ansiar no final de um dia de trabalho pode dar-nos uma motivação extra. Por isso mesmo, esta pode ser uma boa forma de dar como terminado o dia de trabalho. Não importa o que seja – encontre um hobby que lhe dê prazer, seja um banho de imersão, pintar, escrever, experimentar receitas novas, e tenha esse objetivo em mente para assim que terminar de trabalhar.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Estas saias prometem fazer furor nas estações quentes

Apresentamos-lhe seis modelos que são ótimos investimentos tanto para a primavera como para o verão de 2021.

Lifestyle

Vamos falar sobre os deliciosos tacos japoneses do FishFish Sushi?

Às quartas-feiras, na compra de três tacos, o restaurante oferece um quarto. Uma oferta literalmente irresistível!

Body Shaper

O derradeiro plano para declarar guerra à celulite e à retenção de líquidos

O novo episódio da rubrica Body Shaper traz-lhe um plano de ataque, sublinhe-se, só com dicas caseiras.

Diz Quem Sabe

Questões a ponderar antes de avançar com uma mudança na vida profissional

A coach Lúcia Palma deixa alguns pontos a ter em conta antes de efetuar qualquer mudança neste campo.

Saúde

Os reajustes necessários para perder peso depois dos 40

Aconselhados por uma especialista.

Beleza

Base demasiado clara? Este truque do TikTok ajuda a resolver o problema

É bastante simples e económico.

Moda

Duvidamos que haja um vestido mais prático do que este

É só vestir e sair porta fora, sem pensar muito no styling.

Comportamento

Os 10 pilares de relacionamentos saudáveis

De acordo com um perito em relações amorosas, existem 10 alicerces de uma parceria que tendem a ser subestimados.

Celebridades

Ex-mulher de Travis Barker alega que o músico teve um caso com Kim Kardashian

Barker é o novo namorado de Kourtney Kardashian.

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Diz Quem Sabe

O couro cabeludo também precisa de proteção solar

O Dr. Carlos Portinha, coordenador Clínico do Grupo Inspary, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.