Tentar manter sempre a nossa casa limpa e arrumada é meio caminho para nos sentirmos bem dentro dela. Pois bem, há algumas alturas do ano em que fazemos “grandes limpezas” – isto é, desviar móveis e eletrodomésticos, cómodas, etc, para que nenhum cantinho fique esquecido. A pensar nestes casos, a Dyson reuniu algumas dicas para uma limpeza de primavera perfeita.

Em primeiro lugar, antes de começar a limpeza, deve:

  1. Fazer a terapia do lixo – colocar 21 objetos – desde produtos fora de validade a papéis – para deitar fora dentro de um saco do lixo;
  2. Criar um plano de limpeza – detalhar tudo o que pretende fazer, para conseguir ter uma noção (importa que seja realista) das tarefas que tem pela frente;
  3. Esvaziar armários e gavetas – isto servirá para selecionar tudo o que já não lhe faz falta, como roupa ou cosméticos, para doar, por exemplo;
  4. Limpar o sofá – eliminar migalhas e sujidade que fica entre almofadas e aproveitar para colocar as capas dos assentos a lavar;
  5. Limpe de cima para baixo – o chão deve ser a última coisa a ser limpa, já que é lá que cai o pó acumulado em estantes ou armários. Importa também não esquecer de limpar os tapetes;
  6. Tenha os utensílios de limpeza à mão – desde os panos a produtos, deve ter tudo por perto, de modo a conseguir uma limpeza mais rápida e prática;
  7. Mime-se – estabeleça um “prémio” como recompensa pelo trabalho – assim, terá uma maior motivação para terminar as tarefas.

via GIPHY

Passando à limpeza, eis as 12 dicas da marca:

1. Aspire os colchões

Aspire os colchões regularmente para eliminar os ácaros alergénicos ou os restos de pele morta dos quais se alimentam. Certifique-se de que aspira ambas as faces do colchão com um sistema de filtragem avançada.

2. Lave os lençóis regularmente

Lave os lençóis regularmente a 60 Cº ou 90 Cº para eliminar os alergénios. Se tem animais de estimação em casa, é aconselhável lavar com frequência a roupa de cama dos animais e as mantas.

3. Elimine o pó na perfeição

Para limpar o pó use um trapo húmido e limpo ou panos de limpeza e um aspirador com sistema de filtragem avançada para o recolher.

4. Atenção às superfícies dos armários da cozinha

O pó tende a acumular-se nas estantes e superfícies dos armários das cozinhas – local frequentemente ignorado. Utilize um bom aspirador ou pano húmido para o limpar.

5. Limpe o frigorífico e o congelador

Esvazie o frigorífico e o congelador e limpe todas as superfícies com água morna e um produto de limpeza. Aspire a parte de trás e inferior do frigorífico e do congelador.

6. Lave as cortinas e as persianas com frequência

Grandes quantidades de pó podem acumular-se nas cortinas e nas persianas. Assegure-se de que as aspira e lava regularmente.

7. Aspire regularmente o sofá e as cadeiras

Aspire regularmente o sofá e as cadeiras, já que podem conter muitos restos de sujidade, bem como ácaros, pele morta e outros alergénios como o pólen e os alergénios alimentares. Lave as colchas e almofadas com regularidade.

8. Limpe as paredes

Elimine o pó das paredes com um trapo húmido, com panos de limpeza ou com um aspirador com filtro HEPA. Em alguns tipos de paredes o pó pode mesmo contribuir para a formação de bolor.

9. Limpe os candeeiros

Nos abajures e nos candeeiros acumula-se muito pó, que acaba por queimar-se e produzir emissões de COV, bem como odores. Além disso, o pó desloca-se por toda a divisão por meio do ar quente que circula pelos candeeiros.

10. Não ignore os aquecedores

Limpe o pó que se acumula por trás dos aquecedores, já que este se distribui pelo resto da divisão por meio da corrente de ar gerada pelos mesmos. 

11. Limpe os quartos

Limpe minuciosamente os armários e as cómodas do quarto. Raramente os esvaziamos e limpamos por dentro e, contudo, o pó e outras fibras acumulam-se nestes sítios em que guardamos a roupa limpa.

12. Aspire a casa toda

Aspire a casa toda depois de limpar o pó. Desta forma, o pó que possa ter caído no chão é eliminado por completo e não se dispersa pela casa. Desvie também móveis para conseguir chegar a todos os cantos.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.