A associação Zero Waste Lab uniu-se à empresa de compostagem Mudatuga e às Hortas Lx, que se dedicam à permacultura e agricultura biológica, para criar a primeira escola de compostagem gratuita e acessível a todos os que queiram participar.

Esta será uma ação em grande escala para impulsionar o movimento da compostagem em Portugal. O objetivo é ensinar diferentes métodos de valorização de biorresíduos e mostrar que qualquer resíduo pode ser compostado – mesmo os cozinhados. É apenas uma questão de se utilizar o método adequado para cada tipo de resíduo orgânico”, afirma Carolina Bianchi, co-fundadora da Mudatuga. 

O novo projeto conta com mais de 500 vagas para este curso gratuito, que contém ensinamentos práticos que vão muito além da tradicional da compostagem em jardim, para disseminar formas mais compactas, ideais para apartamentos, incluindo o método japonês Bokashi. Os participantes poderão inscrever-se gratuitamente até outubro de 2021. As turmas serão semanais e cada uma terá um total de quatro sessões virtuais sobre lixo zero e diferentes métodos de compostagem, além de uma sessão presencial no final, sobre as hortas em casa, garantindo que seja possível motivar os alunos a fechar o ciclo. “Queremos mostrar que é possível criar uma horta em qualquer lugar”, defende André Maciel, criador do projeto PURISIMPL e Hortas Lx.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.escolaacompostar.pt/e as sessões online vão estar disponíveis a pessoas de qualquer sítio do país. As sessões práticas vão ter lugar em Lisboa.

Para realizarem mais sessões práticas extras em outras cidades, além de Lisboa, a equipa está a angariar fundos por meio de um crowdfunding na plataforma PPL. “Muitas pessoas que estão a participar das sessões online pediram-nos que fôssemos a mais cidades para as sessões práticas. Porém, o nosso orçamento não chega para isso, portanto precisamos da ajuda de toda a gente para divulgar e apoiar a expansão da nossa Escola a Compostar”, comenta Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab.

A campanha arranca nesta semana e tem como objetivo angariar um mínimo de 5 mil euros para ampliar o projeto. “Caso a meta seja ultrapassada, iremos realizar ainda mais sessões em diferentes cidades. Quanto mais, melhor!”, diz Carolina Bianchi.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.