
Por mais que invista em roupas desportivas de qualidade, é certo que elas vão estar em ‘mau estado’ depois de um treino intenso, por conta do suor acumulado. Sem os devidos cuidados, o mau odor pode impregnar-se nas peças, que é exatamente o que não se quer. Mas não desanime! Temos alguns truques que prometem ajudar a resolver o problema, para que possa concentrar-se única e exclusivamente em atingir as suas metas.
Existem algumas dicas caseiras de pré-lavagem bastante úteis. O vinagre, por exemplo, pode ser usado para eliminar o mau cheiro. Basta adicionar um copo do líquido para cada litro de água (fria) e deixe as roupas de molho durante 30 minutos. Passado esse tempo, prossiga com o processo de lavagem normal.
Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio também pode ser a solução. Adicione 240 ml da substância alcalina à água e deixe as roupas de molho durante cerca de meia hora. Esta opção tem a vantagem de ajudar a manter a cor de roupas brancas, evitando as manchas amareladas, que também podem ser causadas pelo suor.
O mais indicado é que as roupas de treino sejam lavadas logo após a prática de exercício físico, para que seja mais fácil remover o cheiro de suor. Caso não seja possível, mantenha-as em lugares abertos, longe de mochilas e sacos – lembre-se que os espaços fechados, quentes e húmidos são terrenos férteis para bactérias. Também é importante sublinhar que estes artigos devem ser lavados do lado avesso, em água fria, sem amaciador e, de preferência, à mão.