@viintangel

Desde 2020 que o mundo deu uma enorme – e imprevisível – volta. Desde os relacionamentos interpessoais, à forma como trabalhamos, muito mudou. Focando-nos neste último tema, a verdade é que o teletrabalho surgiu como solução (ou obrigação) para várias empresas. Ainda assim, um ano depois, ainda nos é difícil habituarmo-nos a certas condicionantes.

Para vários trabalhadores, a imposição de limites quando se trabalha em casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, há que adotar algumas estratégias para separar com sucesso a vida pessoal da profissional, garantindo que dedica o devido tempo a cada uma. Fique com as 5 dicas que se seguem:

1. Mude de roupa

Quer seja uma pessoa de se levantar e começar a trabalhar de pijama, ou se só conseguir trabalhar vestindo-se “normalmente” quando acorda, é importante mudar, pelo menos, uma peça de roupa. Por exemplo, se trabalhar de pijama, experimente usar uma camisola diferente por cima e, ao final do dia, trocá-la pelo robe. Se se vestir normalmente, vista o pijama ou um fato de treino à tarde. Isto pode funcionar como um sinal para o seu organismo que está na hora de se desligar do trabalho.

2. Mude de espaço

Mesmo se trabalhar num apartamento pequeno, opte por mudar de divisão no final do dia, sempre que possível – mesmo que só o faça por uma hora, por exemplo. Isto pode ajudá-la a fazer a pausa necessária para conseguir recarregar adequadamente energias para o dia seguinte. Se não conseguir mudar de divisão, tente, pelo menos, afastar da vista quaisquer objetos que associe a trabalho, seja o computador ou um bloco de notas.

3. Desligue o computador

De modo a evitar lembretes não solicitados de trabalho – como emails “fora de horas” -, é uma boa ideia desligar os principais dispositivos de trabalho, como o computador, assim que dá o dia por terminado. Se possível, afastar-se do telemóvel por um período de tempo também ajudará a estabelecer esta divisão entre o dia de trabalho e o merecido (e necessário) descanso.

4. Faça exercício

Sabemos que o exercício físico é um poderoso anti-stress. Por isso mesmo, usar a prática de desporto assim que acaba de trabalhar como sinalização do final do dia de trabalho também é uma excelente opção. Não só se sentirá melhor e mais revigorada após o treino, com os músculos mais relaxados, como este a ajudará a descansar melhor, para se sentir com mais energia no dia seguinte.

5. Mantenha um ritual de bem-estar

Ter algo pelo que ansiar no final de um dia de trabalho pode dar-nos uma motivação extra. Por isso mesmo, esta pode ser uma boa forma de dar como terminado o dia de trabalho. Não importa o que seja – encontre um hobby que lhe dê prazer, seja um banho de imersão, pintar, escrever, experimentar receitas novas, e tenha esse objetivo em mente para assim que terminar de trabalhar.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.