@organized_home

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que insistem em lavar a loiça à mão antes de colocá-la na máquina e aquelas que acreditam que o eletrodoméstico deve fazer o trabalho todo. Então, quem tem razão?

De acordo com a revista Good Housekeeping, devemos sempre remover os restos de comida antes de lavar pratos, taças e utensílios. Mas este é o único passo do qual a máquina de lavar loiça não dá conta.

A loiça tem de estar suja para o detergente fazer o que é suposto

A empresa Procter & Gamble desencoraja os clientes a passarem a loiça por água porque, na verdade, isto afeta a sua eficácia. “As enzimas presentes no detergente são concebidas para se agarrarem às partículas de comida,” lê-se um artigo publicado no Wall Street Journal. “Sem comida, as enzimas não têm nada a que se agarrar.”  Por outras palavras, se a loiça estiver demasiado limpa, o detergente pode ser levado pela água antes de ter tempo para atuar.

A loiça não vai ficar mais limpa por causa da pré-lavagem

As máquinas de hoje em dia são ‘inteligentes’. Ou seja, têm uma tecnologia super avançada e os sensores detetam o quão suja está a loiça, explica Carolyn Forte, especialista em limpeza, à revista Good Housekeeping. Não está convencida? Este vídeo, que se tornou viral há alguns anos, mostra que o processo é bastante minucioso.

A pré-lavagem é um desperdício de água e de energia…

De acordo com o Consumer Reports, a insistência em passar a loiça por água resulta num desperdício de 22,700 litros de água por ano. Uma prova de que as máquinas modernas são superiores às capacidades humanas. O National Resource Defense Council diz que os equipamentos gastam entre 11 a 18 litros de água por lavagem, mas uma pessoa (com um ritmo mediano) usa cerca de 102 litros e o dobro da energia elétrica.

…e também é um desperdício de tempo

Todos aprendemos a lavar a loiça à mão, e os velhos hábitos são difíceis de mudar. Mas, se tiver uma máquina de lavar loiça, passar os objetos por água é um fardo que pode largar sem culpas. Recorrer a uma máquina de baixo consumo, em vez de lavar à mão, pode poupar-lhe 230 horas (quase 10 dias) ao longo do ano.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal