Com várias burocracias associadas, o processo de venda de casa pode ser motivo de verdadeiro stress. Desde a avaliação, aos documentos que são precisos e até à escritura, são várias as fases e procedimentos a cumprir e resolver. Neste sentido, a Casavo, plataforma imobiliária, explica quais as burocracias envolvidas e a ter em conta aquando da venda de uma casa, sendo que estas poderão ou não ser acompanhadas por especialistas:
- Compreender qual o valor do imóvel: antes de decidir avançar com a venda, o primeiro passo deverá ser compreender qual o valor do imóvel. Para conseguir ter uma ideia do possível valor, procurar casas com as mesmas características e na mesma localização pode ser uma boa opção. Contudo, é possível recorrer a um técnico especializado para obter um preço preciso, sendo que atualmente já existem plataformas que permitem obter avaliações de forma gratuita e instantânea.
- Decidir vender por conta própria ou com o apoio de especialistas: depois de saber qual o preço do imóvel, chegou a hora de decidir ou não vender. Caso se decida avançar, é importante decidir se se quer fazer a venda por conta própria ou com a ajuda de especialistas do setor.
- Divulgar o imóvel e gerir as visitas: esta é uma etapa do processo que poderá ou não ficar a encargo do proprietário. Optando por vender o imóvel sozinho, a divulgação ficará do lado do proprietário, bem como a gestão de contactos, visitas e interessados. Caso contrário, esta tarefa ficará delegada no parceiro e o proprietário apenas terá de ter uma agenda flexível que lhe permita receber as visitas.
- Reunir a documentação necessária: antes da venda, o proprietário deve recolher a documentação necessária, de modo que seja possível verificar que está tudo “em dia”. Os principais documentos a apresentar são a Certidão do Registo Predial, a Caderneta Predial Urbana, a planta do imóvel, o certificado energético e a ficha técnica de habitação. No caso de não estar a vender o imóvel por conta própria, é geralmente prestado apoio na obtenção e gestão destes documentos.
- Celebrar o contrato de promessa de compra e venda e fazer a escritura: chegando a um acordo com um comprador, e quando este tem necessidade de recorrer ao crédito bancário ou a escritura não possa ser imediatamente celebrada, a melhor opção é realizar um contrato de promessa de compra e venda para garantir a segurança da venda. Não esquecendo que este deverá ser sempre visto por um profissional da área e autenticado. Após este contrato, e quando todos os detalhes estiverem alinhados, a escritura de compra e venda deve ser realizada num Cartório Notarial ou Conservatória do Registo Predial.
A Casavo é uma plataforma imobiliária que realiza avaliações de imóveis de forma instantânea e gratuita e apresenta ofertas em 48 horas, comprando as casas diretamente aos vendedores em apenas alguns dias. Depois de adquirir as casas, renova-as e encontra os compradores finais. Fundada em 2017, a plataforma está a redesenhar a experiência de compra e venda de casas na Europa, utilizando tecnologia patenteada em cada etapa do processo de transação. Atualmente, opera em Milão, Roma, Turim, Florença, Bolonha, Madrid, Málaga, Barcelona, Sevilha e Lisboa.